Separados, mas unidos por um diagnóstico! Terapeuta explica o que é TDAH, transtorno comum de Virgínia e Zé Felipe: 'Tem um forte componente genético'
O cantor revelou o diagnóstico em 2023 e a, agora, ex-esposa, no ano passado.
A separação e os cuidados com os três filhos não são as únicas batalhas que Virgínia Fonseca e Zé Felipe têm em comum: ambos têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que afeta de 2% a 5% da população mundial. O cantor revelou o diagnóstico em 2023 e a, agora, ex-esposa, no ano passado.
"Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno é uma condição crônica caracterizada por um comportamento agitado e impulsivo associado a dificuldades em manter o foco nas atividades. Geralmente sua causa é considerada genética, e a avaliação é feita por meio de testes e questionários", explica a cientista da mente e terapeuta Wanessa Moreira.
Nos últimos anos, houve um aumento nos diagnósticos, mas vale destacar que a questão não é recente. "As pessoas que têm TDAH estão sendo mais reconhecidas, mais acolhidas dentro dos serviços de saúde e educacionais. Estamos lidando melhor com rótulos antigos que esse público recebia e acabavam não encontrando diagnóstico e tratamento adequado", defende Luiz Augusto Rode, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
PAIS E FILHOS COM TDAH E A RELAÇÃO GENÉTICA
Com os diagnósticos dos filhos, muitos pais perceberam os sintomas neles mesmos. O quadro é comum, já que o TDAH pode estar relacionado a ligações gênicas e familiares. Segundo Luiz, em torno de 30% das crianças diagnosticadas vão ter um ou ambos os pais com o transtorno.
"O TD...
Matérias relacionadas