Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rainha da Dinamarca pede desculpas por retirar títulos de quatro netos

"Espero que nós, como família, possamos encontrar a paz para trilharmos nosso caminho através desta situação", escreveu Margrethe II

4 out 2022 - 12h54
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Rainha Margrethe II da Dinamarca, 82 anos - 4/10/2022
Rainha Margrethe II da Dinamarca, 82 anos - 4/10/2022
Foto: Reuters

A Rainha Margrethe II da Dinamarca, 82 anos, pediu desculpas em um comunicado divulgado nesta terça-feira, 4, por ter retirado os títulos de príncipe e princesa de quatro netos – Nikolai, Félix, Henrik e Athena –, todos descendentes de seu filho mais novo Joachim. Na última semana, a medida foi muito criticada por familiares. 

"Nos últimos dias, houve fortes reações à minha decisão sobre o uso futuro de títulos para os quatro filhos do príncipe Joachim. Isso obviamente me afeta. Minha decisão demorou muito para chegar. Com meus 50 anos no trono, é natural tanto olhar para trás quanto para frente. É meu dever e meu desejo como rainha garantir que a monarquia continue a se moldar de acordo com os tempos. Às vezes, é preciso tomar decisões difíceis e sempre será difícil encontrar o momento certo", iniciou a publicação.

"Esta adaptação, que vejo como uma salvaguarda necessária para o futuro da monarquia, quero fazer no meu tempo. Tomei minha decisão como rainha, mãe e avó, mas como mãe e avó subestimei o quanto meu filho mais novo e sua família se sentem afetados. Isso causa uma grande impressão, e eu sinto muito por isso", escreveu Margrethe II, que é prima da Rainha Elizabeth II.

"Ninguém deve ter dúvidas de que meus filhos, genros e netos são minha grande alegria e orgulho. Agora espero que nós, como família, possamos encontrar a paz para trilharmos nosso caminho através desta situação", finalizou o comunicado.

Entenda

Margrethe II retirou o título dos quatro netos na semana passada. De acordo com o gabinete de comunicação da Casa Real, a ideia é permitir que eles tenham uma vida mais comum, visto que não irão herdar o trono. 

"Sua Majestade, a rainha, deseja criar um marco, no qual esses quatro netos possam moldar suas próprias vidas, sem serem limitados pelas considerações e obrigações particulares que uma afiliação formal à Casa Real implica", explicou o texto enviado à imprensa.

A mãe dos dois filhos mais velhos, Nikolai e Félix, ficou indignada com a decisão da monarca. "As crianças se sentem excluídas. Não conseguem entender por que sua identidade está sendo tirada delas", disse a condessa Alexandra à agência de notícias dinamarquesa B.T.

Joachim também criticou a decisão dizendo que a mãe "puniu" os seus filhos e alegou que só soube da notícia cinco dias antes de ser divulgada. "Posso dizer que meus filhos estão tristes. Meus filhos não sabem em que perna se apoiar", declarou.

Os outros quatro netos da rainha, filhos do príncipe herdeiro Frederico, de 54 anos, mantêm seus títulos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade