Quem são os nove traficantes mortos na megaoperação? Polícia atualiza número
Nove traficantes mortos por policiais na megaoperação são identificados; saiba os nomes
Entre os 121 mortos durante a megaoperação do Rio de Janeiro, estão nove chefes do tráfico. O governo do Rio divulgou nesta sexta-feira (31) a lista atualizada com o nome das pessoas que foram executadas nos complexos do Alemão e Penha na última terça-feira (28). Saiba quem são os traficantes:
Nove chefes do tráfico foram executados
Segundo as forças de segurança, 99 suspeitos foram identificados entre os mortos. 78 deles tinham antecedente criminal e 42 já possuíam mandados de prisão. Os nove traficantes são:
- PP, chefe do tráfico no Pará
- Chico Rato, chefe do tráfico em Manaus (AM)
- Gringo, chefe do tráfico em Manaus (AM)
- Mazola, chefe do tráfico em Feira de Santana (BA)
- DG, chefe do tráfico na Bahia
- FB, chefe do tráfico na Bahia
- Fernando Henrique dos Santos, chefe do tráfico em Goiás
- Rodinha, chefe do tráfico em Goiânia (GO)
- Russo, chefe do tráfico em Vitória (ES)
A megaoperação
A "Operação Contenção", realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, entrou para a história como a ação policial mais letal do país, superando até o massacre do Carandiru, em 1992. Ao todo, 121 pessoas morreram e mais de 50 foram presas durante a ofensiva que envolveu cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, com apoio de blindados e helicópteros.
Segundo as autoridades, o objetivo era cumprir mandados contra líderes do Comando Vermelho, mas a operação se transformou em uma verdadeira guerra urbana, com intensos tiroteios, casas invadidas e moradores aterrorizados pela violência.