Quem é Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil, que inspirou a música 'Drão'?
Sandra Gadelha, ex de Gilberto Gil, já havia perdido o filho Pedro e agora se despede de Preta Gil, aos 50 anos
A morte de Preta Gil, neste domingo, 20, aos 50 anos, não marcou apenas uma enorme perda para a música brasileira, mas também um novo capítulo de dor para sua mãe, Sandra Gadelha. Aos 74 anos, a ex-mulher de Gilberto Gil vê o destino lhe tirar mais um filho — a cantora faleceu após uma intensa batalha contra o câncer. Em 1990, Sandra já havia enfrentado a perda do primogênito Pedro, vítima de um acidente de carro.
Casada com Gilberto Gil entre 1969 e 1980, Sandra Gadelha teve três filhos: Pedro, Preta e Maria. Ela é irmã de Dedé Veloso, primeira mulher de Caetano Veloso, e foi apelidada por Maria Bethânia de Drão - nome que virou música composta por Gil em sua homenagem e se tornou um de seus maiores sucessos. Ao lado do cantor, ela viveu o exílio em Londres nos anos 1970 e teve um papel marcante nos bastidores do movimento daquela geração.
Além de musa inspiradora, Sandra sempre foi exaltada por Preta Gil como um verdadeiro pilar de força e amor. Ao longo da vida, a cantora fez diversas declarações públicas à mãe. Em 2024, durante o aniversário de Sandra, Preta publicou um texto emocionante: "Você me inspira e me emociona todos os dias, minha Rainha. Só sinto gratidão em meu peito pela sua vida." Ela completou com votos de saúde, fé e carinho: "Que Deus, Nossa Senhora e todos os Orixás te guiem e iluminem."
No ano anterior, em meio ao tratamento contra o câncer, Preta também prestou homenagem à mãe. "Hoje é seu aniversário e sei que seu maior presente está prestes a acontecer, que é minha cura! Te amo, meu amor! Você é tudo pra mim", escreveu, com esperança. Agora, com sua partida, o Brasil se despede de uma voz única, e Sandra, mais uma vez, se despede de um filho.
Veja mais:
Ver essa foto no Instagram