Preta Gil curtiu o Carnaval e mergulhou no mar antes de morrer; relembre os últimos dias no Brasil
Cantora curtiu o Carnaval, tomou banho de mar após liberação médica e foi homenageada por Gilberto Gil em show antes de partir para tratamento nos EUA
Antes de embarcar para os Estados Unidos, onde faria um tratamento experimental contra o câncer, Preta Gil viveu momentos intensos e simbólicos em Salvador, na Bahia. A cantora morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, após complicações por um câncer no intestino. A cidade que sempre foi um verdadeiro lar para a artista foi palco de sua despedida emocionada. Ela curtiu o Carnaval ao lado de fãs e amigos, mergulhou no mar pela primeira vez após meses e ainda foi homenageada por seu pai, Gilberto Gil, durante um show.
Nascida no Rio de Janeiro, Preta sempre manteve uma forte conexão com o estado natal do pai. Na capital baiana, ela viveu dias de amor, gratidão e fé, como se soubesse que aquele era um até logo. Relembre os últimos momentos de Preta Gil na Bahia:
Carnaval em Salvador
Apaixonada pelo Carnaval de Salvador, Preta Gil retornou à folia baiana com emoção. Do alto do camarote Expresso 2222, ela foi aplaudida por fãs e cercada de carinho por artistas como Ivete Sangalo, Ludmilla e Márcio Victor, do grupo Psirico.
"Só Deus sabe como sonhei e lutei pra estar aqui!", escreveu ela nas redes sociais. A cantora esbanjou estilo com looks marcantes, incluindo um vestido decotado que deixava à mostra a cicatriz da cirurgia, símbolo da sua luta pela vida.
Ver essa foto no Instagram
Banho de mar
Na Quarta-feira de Cinzas, Preta realizou um desejo antigo: voltou a mergulhar no mar da Baía de Todos-os-Santos. Acompanhada da neta Sol de Maria, da irmã Bela Gil e de amigos, ela celebrou a liberação médica que permitiu o reencontro com as águas.
Com maiô estampado e a bolsa de colostomia visível, Preta compartilhou o momento com os fãs nas redes sociais e foi amplamente elogiada por sua coragem e leveza.
Ver essa foto no Instagram
Show de Gilberto Gil
Três dias depois do banho de mar, Preta foi internada por causa de uma infecção urinária, mas recebeu alta antes da estreia da turnê 'Tempo Rei', de Gilberto Gil. No camarote da Arena Fonte Nova, assistiu à apresentação ao lado de amigos como Lore Improta e Léo Santana.
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, Gil parou o show e dedicou a performance à filha: "Esse show é para mim. É para todos nós. Mas é especialmente para minha filha Preta".
Ver essa foto no Instagram
Tratamento nos EUA
Depois do diagnóstico de câncer no intestino em 2023, Preta passou por quimioterapia, radioterapia e cirurgia no Brasil. Em 2024, ela chegou a anunciar a cura, mas a doença voltou e ela optou por seguir com o tratamento nos Estados Unidos.
Hospedada em Nova York e com sessões em Washington, a cantora estava prestes a retornar ao Brasil quando passou mal. A família Gil está organizando a repatriação do corpo.