PUBLICIDADE

Paulo Coelho ataca Bolsonaro: “O genocida está sangrando”

Escritor tem usado sua fama e status para denunciar o presidente do Brasil no exterior

2 jul 2021 09h18
ver comentários
Publicidade

Dividindo-se entre França e Suíça, Paulo Coelho voltou a usar o Twitter para criticar Jair Bolsonaro. Na quinta-feira (1), o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras postou duas mensagens contra o presidente. Como ele costuma excluir os posts um tempo depois (‘I delete tweets’, avisa na própria página), ‘printamos’ o que escreveu.

Paulo Coelho se tornou a voz mais crítica a Bolsonaro na imprensa cultural do exterior
Paulo Coelho se tornou a voz mais crítica a Bolsonaro na imprensa cultural do exterior
Foto: Reproduções/YouTube (Fotomontagem: Blog Sala de TV)

Coelho se refere a Bolsonaro como “genocida” e afirma não acreditar que o ‘superpedido’ de impeachment seja aceito na Câmara dos Deputados.

O autor de best-sellers como ‘O Alquimista’ e ‘O Diário de um Mago’ diz preferir ver o presidente “sangrando aos poucos”, ou seja, perdendo capital político e popularidade.

O uso do termo “sangrando”, ainda que seja uma figura de linguagem, se revela potencialmente polêmico já que pode ser associado à facada em Bolsonaro no atentado durante a campanha eleitoral de 2018.

Em maio deste ano, Coelho provocou a fúria de apoiadores do presidente ao protestar pela morte do humorista Paulo Gustavo, vítima da covid-19.

Paulo Coelho criticou Bolsonaro no Twitter
Paulo Coelho criticou Bolsonaro no Twitter
Foto: Reprodução/Twitter/@paulocoelho

“Assassinos de Paulo Gustavo: quem dizia “é só uma gripezinha”, “não passa de 200 mortes”, “cloroquina resolve”, “gente morre todo dia”, “lockdown destrói o país”, “máscara nos faz respirar ar viciado”, “eu obedeço o comandante”, e por aí vai. Canalhas da pior espécie”, escreveu.

Em resposta aos recorrentes ataques do escritor, Jair Bolsonaro o xingou de “idiota” em uma live, sem citá-lo nominalmente.

Muitos seguidores do presidente propuseram boicote às obras de Paulo Coelho, que já vendeu mais de 300 milhões de exemplares nos quatro cantos do planeta.

Em entrevistas, o escritor afirmou não se preocupar com a possível perda de leitores em consequência de seu posicionamento político.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade