Operação difícil: Socorrista passa mal ao tentar resgatar Juliana Marins no vulcão
Socorrista passa mal e precisa recuar ao descer o Monte Rinjani, onde a brasileira Juliana Marins escorregou e perdeu a vida; veja vídeo
Na noite desta terça-feira, 25, passou a circular um vídeo do resgate de Juliana Marins, a jovem de 26 anos que escorregou e morreu enquanto fazia uma trilha ao cume do Monte Rinjani, na Indonésia. O corpo da brasileira que caiu no dia 21 de junho foi encontrado na manhã de ontem já sem vida.
No X, o antigo Twitter, imagens mostraram o momento que um socorrista tentou descer até o local em que a publicitária estava. Em determinado momento, ele começa a passar mal e precisa ser içado de volta ao topo pela equipe de resgate. "Imagino a dificuldade que foi", disse uma internauta que publicou a gravação.
O socorro à Juliana demorou um total de quatro dias. O Parque Nacional do Monte Rinjani informou que as condições climáticas não foram propícias para a equipe de resgate. Os últimos dias foram marcados por muita chuva, neblina e visibilidade baixa. Na manhã desta última terça-feria, 24, porém, a assessoria do local informou que as trilhas foram interrompidas para realizar a procura pelo corpo da brasileira.
Durante o Resgate de Juliana Marins o Socorrista passa mal na descida e volta ao topo sobre exaustão.
Imagino a dificuldade que foi, afinal é um Vulcão 🌋! Que triste 😢 pic.twitter.com/rmIsF8vTIR
— jacky_fernandess (@jackyfernandss) June 24, 2025
O resgate
O corpo da jovem foi oficialmente içado apenas nesta quarta-feira, 25. De acordo com o G1, a operação de resgate foi liderada pela Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas) e durou mais de sete horas. Três equipes trabalharam simultaneamente em pontos diferentes da montanha, a até 600 metros de profundidade. Assim que o corpo foi localizado, os agentes o colocaram em uma maca e o içaram até o cume. De lá, seguiram a pé até uma base de apoio, de onde será transportado de aeronave até um hospital.
Um dos montanhistas presentes no local registrou imagens do momento em que o corpo foi içado. Em uma publicação comovente nas redes sociais, ele expressou o pesar por não ter conseguido salvar a brasileira: "Meus sentimentos pela morte da montanhista brasileira. Não pude fazer muito, só consegui ajudar desta forma. Que suas boas ações sejam aceitas por ele. Amém!"