O que aconteceu com Alvaro? Psicanalista explica 'surto' no 'Dança dos Famosos'
Saiba o que aconteceu com Alvaro nos bastidores do Dança dos Famosos'; veja
O influenciador Alvaro viveu uma situação bem conturbada com sua saúde enquanto participava do 'Dança dos Famosos', do 'Domingão com Huck'. É que ele teve uma crise de pânico durante os bastidores e precisou ser socorrido pelo colega e ator Lucas Leto. "Gente, o Álvaro nessa hora tava tendo um ataque de pânico, aí eu deitei do lado dele e puxei assunto pra tirar ele do buraco. Deu certo", disse o famoso nas redes sociais.
Para entender melhor o quadro psíquico do criador de conteúdo, conversamos com o psicanalista Artur Costa, que explicou os efeitos do Transtorno do Pânico e a maneira como ele afeta o dia a dia do paciente.
O que é o ataque de pânico?
Segundo o também professor sênior da ABPC: "O ataque de pânico é um episódio súbito e intenso de medo ou ansiedade extrema, acompanhado de reações físicas marcantes como palpitações, falta de ar, tremores, sudorese, tontura, dores no peito, formigamentos e até a sensação de que se vai desmaiar ou morrer".
O paciente, movido pela sensação de desespero,escala rapidamente para um estado preocupante: "Esses sintomas atingem o pico em poucos minutos e, embora assustadores, não representam risco físico imediato. Após o episódio, é comum que a pessoa desenvolva medo de ter novas crises ou mude seu comportamento para evitá-las. O tratamento envolve acompanhamento profissional e, em alguns casos, técnicas específicas de manejo emocional".
A postura do colega foi correta?
Segundo Costa, sim, Lucas soube remediar a situação muito bem. "A reação ideal é manter a calma, transmitir segurança e oferecer apoio emocional imediato. Além disso, incentivar técnicas simples e eficazes ajuda muito", disse. Essas técnicas são:
- Respiração diafragmática: inspirar lenta e profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen, e expirar suavemente pela boca. Isso reduz a resposta de alerta do corpo;
- Técnica 5-4-3-2-1: focar nos sentidos, identificando 5 coisas que vê, 4 que pode tocar, 3 que ouve, 2 que sente o cheiro e 1 que sente o gosto. Essa estratégia ajuda a ancorar a pessoa no momento presente.
"O gesto de intervir, acolher e ajudar nos bastidores, como foi feito, é fundamental. Muitas vezes, esse primeiro cuidado humano é o que impede que a crise se agrave até a chegada de um atendimento mais estruturado", concluiu o profissional.