Claudia Raia tem recebido muitos elogios por sua atuação na novela Verão 90, da TV Globo, com a personagem Lidiane. Embora tenha também uma abordagem cômica, a produção tem levantado questões importantes sobre a mulher, e a atriz considera esse olhar positivo.
"A relação dela com o Patrick (Klebber Toledo) é uma coisa boa de falar neste momento. Que uma mulher mais madura pode estar com um rapaz mais jovem e é amor de verdade, não é outra coisa, não tem outro tipo de interesse", disse Claudia em entrevista ao UOL.
A atriz comentou também sobre as cenas quentes com Quinzão, interpretado pelo ator Alexandre Borges. "É legal ver uma mulher de 50 e poucos anos com esse fogo, com essa vontade de viver. Na verdade, isso tudo é real, as mulheres têm isso dentro delas. Elas são abafadas por um formato de 'ai, você passou dos 40, você é velha'. Não existe isso", afirmou. Segundo Claudia, o machismo que existe no Brasil tenta "abafar essa mulher como se ela não existisse".
Aos 52 anos, Claudia Raia fala abertamente sobre idade e quebra de estereótipos em suas publicações nas redes sociais. Ela mesma já disse que está plena nessa fase da vida e, com fotos de biquíni no Instagram, busca conscientizar as mulheres que a seguem.
"Hoje, nós somos donas das nossas vidas, dos nossos corpos, das nossas vontades e desvontades. Nós amamos, trabalhamos, viajamos e fazemos as nossas escolhas. Basicamente, somos incríveis", escreveu a atriz em uma das fotos.
Os objetos de 'Verão 90' que os mais jovens não sabem pra que servem - 'Verão 90', a nova novela das 7 da Globo, estreia nesta terça-feira e contará com uma temática completamente voltada aos anos 1990. Entre telefones de disco, walkmans, vídeos cassetes, vitrolas, câmeras fotográficas 'de filme', há uma infinidade de coisas as quais as gerações nascidas nas décadas de 2000 e 2010 mal sabem direito para que servem. Relembre algumas a seguir.
Walkman - O aparelho que tocava rádio ou fitas cassetes se popularizou no Brasil na década de 1990. Marca registrada da Sony, o aparelho funcionava com fones de ouvido, e permitiam que o usuário ouvisse sua música sem 'incomodar' os outros em público, por exemplo. Na foto, o walkman de Manuzita (Isabelle Drummond) em 'Verão 90'.
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Discman - Posteriormente, o walkman foi substituído pelo discman, que rodava CDs, um tipo de mídia mais moderna.
Foto: Sony / Divulgação / Estadão
Fax - Praticamente 'extinto' com o passar dos anos, os aparelhos de fax eram bem comuns em empresas e escritórios durante a década de 1990. Basicamente, por meio de uma linha telefônica, era possível transmitir dados para que documentos fossem impressos à distância.
Vitrola (Toca-discos) - Muito antes dos aplicativos que reproduzem músicas em mp3, as pessoas compravam discos de vinil, ou LPs, que rodavam dos dois lados. O processo era um pouco mais complexo do que apenas 'apertar o play'. 'Pular' de uma música para outra também não era uma escolha tão simples de ser feita como hoje.
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Telefone de disco - Em um mundo em que a maior parte dos aparelhos de telefonia são celulares que sequer têm teclas, pode parecer estranho aos mais jovens que as casas antigamente tivessem telefones em que era preciso discar os números de uma forma um pouco mais demorada que hoje - ainda que rápida e simples. Ah, e se não houvesse alguém para atender, era comum deixar um recado na secretária eletrônica.
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Videogames - Super Nintendo - O Super Nintendo, por sua vez, foi lançado em 1990, há quase três décadas.