Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Ricardo Schnetzer, dublador de Tom Cruise, Richard Gere e Nicolas Cage

Dublador tinha 72 anos e foi diagnosticado com doença degenerativa

5 fev 2026 - 08h13
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Morreu aos 72 anos o dublador Ricardo Schnetzer, conhecido por dar voz a Tom Cruise, Richard Gere e Nicolas Cage, após diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Ricardo Schnetzer, dublador, morreu aos 72 anos
Ricardo Schnetzer, dublador, morreu aos 72 anos
Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido por dar voz a personagens de desenhos animados e artistas estrangeiros, o ator e dublador Ricardo Schnetzer morreu nesta quarta-feira, 4. Ricardo tinha 72 anos e havia sido diagnosticado com uma doença degenerativa.

Schnetzer emprestou sua voz a personagens como Tony Montana (Al Pacino) em Scarface, o piloto Maverick (Tom Cruise) em Top Gun: Ases Indomáveis, Edward Lewis (Richard Gere) em Uma Linda Mulher, e Carlos Daniel (Fernando Colunga) da novela mexicana A Usurpadora.

Uma das dublagens mais famosas é a do Capitão Planeta, do desenho animado, além do arqueiro Hank, de Caverna do Dragão, ao vilão Slade, de Jovens Titãs, e Albafica de Peixes (Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas).

O dublador foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta o sistema nervoso de forma progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. No mês de janeiro, uma vaquinha online foi aberta com meta de arrecadar R$ 200 mil para auxiliar no tratamento de Ricardo. O valor atingido foi de cerca de R$ 118 mil.

Colegas lamentam perda

Colegas de profissão lamentaram a morte nas redes sociais com posts emocionados sobre o impacto da carreira de Ricardo Schnetzer em outros profissionais.

“Obrigado por ter existido e de antemão por continuar existindo! Descanse na luz e na paz, Ricardo; sua dor cessou!️”, escreveu Wirley Contaifer, também dublador.

Victor Vaz, dublador, também publicou uma carta de despedida de Ricado. “Tio, obrigado por me acompanhar nessa jornada desde a minha adolescência. O senhor me ensinou o valor da palavra ÉTICA e a defendê-la com unhas e dentes. Nunca teve vergonha de falar o que pensava, não importava se as pessoas iriam gostar do senhor ou não”, escreveu.

“Obrigada, Ri... Por existir e ser uma pessoa muito boa, carinhoso e carismático… Te amo, Ri... Nunca vou te esquecer... Que você esteja alegre como sempre foi e em um ótimo lugar. Descanse em paz. Peço um minuto de aplausos”, escreveu a dubladora Sarah Mali.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade