Médicos explicam relação da menopausa com problemas no sono, como aconteceu com Flávia Alessandra: 'Custo a dormir''
O efeito da menopausa sobre o sono é um dos mais comuns e mais precoces, segundo ginecologista.
Flávia Alessandra é mais uma famosa 50+ que fez relatos honestos sobre sua experiência com a menopausa. Em episódio do podcast "Pé no Sofá Pod", que divide com a filha Giulia Costa, a atriz revelou que tem enfrentado dificuldades para dormir.
"Custo a dormir e, quando durmo, de repente, acordo. Isso me quebra. Tem tudo que ouvimos da menopausa, a confusão mental, que também é um caos, os calores, perda de colágeno, a pele resseca, às vezes, a região vaginal, mas é o sono que consegue me quebrar", expôs a atriz, que poderá ser vista na próxima novela das 18h da TV Globo, "Êta Mundo Melhor!".
De acordo com o Dr. Nélio Veiga Junior, médico ginecologista e obstetra, Mestre e Doutor em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), esse é um sintoma comum da menopausa.
"O declínio flutuante (no começo do climatério) e, em seguida, permanente dos níveis hormonais do ovário pode levar a mudanças no metabolismo dessas mulheres. Na menopausa, a diminuição do estrogênio pode causar a piora da qualidade do sono e a ocorrência de ondas de calor, que, quando acontecem à noite (suores noturnos), podem interferir no sono, o que frequentemente resulta em fadiga e pode levar à irritabilidade e instabilidade emocional", explica o doutor.
O ginecologista Dr. Igor Padovesi, especialista em menopausa e membro da International Menopause Society (IMS), completa que o efeit...
Matérias relacionadas