Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Influenciador é ameaçado por família de Fofão após se fantasiar do personagem; entenda polêmica

Vittor Fernando disse que recebeu ameaças de processo por se vestir como o personagem para baile de Halloween. Alvaro Gomes, responsável pelos direitos autorais de Fofão, criado por Orival Pessini, nega ameaças

22 out 2025 - 13h06
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O influenciador Vittor Fernando publicou um vídeo no Instagram nesta terça-feira, 21, afirmando ter recebido ameaças de processo pela família de Orival Pessini, criador de Fofão, após se vestir como o personagem para uma festa de Halloween. A fantasia foi usada durante o Baile de Halloween da Sephora, evento promovido anualmente pela marca com influenciadores.

O Estadão entrou em contato com Alvaro Gomes, responsável pelos direitos autorais de Fofão, que negou que tenha havido ameaças contra o influenciador. "O que houve foi um e-mail encaminhado para a agência que o representa solicitando a retirada dos vídeos para evitar problemas, pois o Fofão dele nos vídeos fez coisas que não combinam com o nosso personagem. Ele fez um personagem de terror... Fumava, bebia, tirou a máscara, quebrando a magia do personagem, e outras 'baixarias'", esclareceu.

Influenciador Vittor Fernando diz ter recebido ameaças de processo da família de Orival Pessini, criador do Fofão.
Influenciador Vittor Fernando diz ter recebido ameaças de processo da família de Orival Pessini, criador do Fofão.
Foto: @vittorfernando via Instagram e TV Globo/Reprodução / Estadão

No vídeo, Vittor falou sobre a decisão de ter apagado todo o conteúdo que criou com a fantasia do personagem. Ele ainda negou ter obtido lucro e afirmou ter declinado propostas de marcas para fazer publicidade com as postagens.

O influenciador disse que tinha a intenção de homenagear "um personagem icônico brasileiro". "Eu poderia me fantasiar para 'curtir' e me divertir, como qualquer outra pessoa pode se fantasiar de qualquer personagem. [...] Eu não tinha a intenção de ganhar dinheiro 'em cima' desse personagem", comentou.

Ele afirmou que começou a receber mensagens da família de Orival no dia em que publicou o vídeo mostrando a fantasia. Os empresários do influenciador e os profissionais que desenvolveram a roupa também receberam mensagens do mesmo teor.

"Eu poderia simplesmente dizer: 'Não vou apagar, porque não cometi nenhum crime'", disse. "Eu seria processado e não necessariamente eu perderia esse processo, mas eu quero ter que ficar me desgastando com isso? Não. Foi só uma fantasia de Halloween e eu preferi apagar tudo e encerrar esse assunto."

Orival, criador do Fofão, morreu em 2016 aos 72 anos. O personagem foi criado para o programa Balão Mágico, da TV Globo, e se tornou o ícone infantil mais popular dos anos 1980.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade