Humilhação, ataque e estrelismo: Psicóloga analisa 'surto' de Sophie Charlotte
'Surto' de Sophie Charlotte foi desmentido pela Comunicação da Globo; saiba o que realmente aconteceu
Segundo informações da jornalista Fabiola Reipert, a atriz Sophie Charlotte deu um verdadeiro show de estrelismo durante as gravações da novela Três Graças. A colunista afirma que ele humilhou funcionários e se escondeu em um ônibus no Terminal Bandeira, em São Paulo, para que não fosse incomodada. O departamento de Comunicação da Globo, porém, desmentiu a informação e disse que nada do que foi narrado pela comunicadora procede.
Em conversa com o Portal Marcia Piovesan, a psicóloga Anastácia Barbosa explicou que -- apesar da informação de Sophie não ser verídica -- é muito comum que mulheres vivam momentos desagradáveis no trabalho devido ao excesso de cansaço. "Posso afirmar que muitas vezes o excesso de trabalho é apenas a 'ponta do iceberg'", começou ela, que atende mulheres trabalhadoras todos os dias.
"Por trás de episódios de irritabilidade intensa ou reações desproporcionais, costumam existir pressões acumuladas, conflitos internos não elaborados e, muitas vezes, um cansaço emocional que vai se somando silenciosamente. O ambiente artístico, que exige entrega emocional constante, longas jornadas e uma imagem pública impecável, pode ser especialmente desgastante".
A arrogância
Barbosa explica que, muitas vezes, a postura arrogante é uma defesa psíquica: "Em vez de expressar fragilidade, insegurança ou frustração, algumas pessoas reagem tentando se impor, assumindo uma postura de superioridade. É como se, ao diminuir o outro, a pessoa tentasse inconscientemente proteger a própria autoestima. Isso não justifica o comportamento, mas nos ajuda a compreender que, muitas vezes, quem fere está também ferido".
Surto ou falta de educação?
A psicanalista deixa claro que nem sempre uma atitude desagradável é um 'surto': "Nem todo comportamento agressivo pode ser classificado como 'surto'. Na linguagem clínica, um surto envolve uma ruptura mais grave da realidade, o que pode incluir confusão mental, alucinações, ou um descontrole emocional extremo. Já uma atitude ríspida, mal-educada ou arrogante pode ter raízes no estresse, na personalidade ou em padrões repetitivos de relação. Por isso, é preciso cuidado antes de rotular um episódio isolado".
Segundo ela, o mau humor e a irritabilidade são alguns sinais de esgotamento: "Muitas mulheres que atendo relatam explosões emocionais como um dos primeiros sinais de exaustão, sobrecarga ou até sintomas de ansiedade e depressão. A irritabilidade funciona como uma espécie de "alarme" do corpo e da mente, alertando que algo está passando dos limites. Quando ignoramos esse sinal, acabamos estourando em momentos inapropriados ou com pessoas que não têm relação direta com o problema".