Homem se passa por repórter da Globo e é preso ao tentar extorquir deputado
Homem se passa por repórter da Globo e tenta roubar deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch (PL).
Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi preso em flagrante na tarde deste sábado (28), acusado de tentar extorquir o deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch (PL). Funcionário do setor de maquinaria da TV Globo, o homem se passou por produtor do programa Fantástico e exigiu R$ 10 mil do parlamentar para não divulgar uma suposta reportagem comprometedora.
De acordo com vídeo publicado pelo deputado nas redes sociais, Júlio César chegou a procurar o irmão de Knoploch se apresentando como funcionário da emissora e, em seguida, foi até o gabinete do político na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para reforçar a cobrança financeira. No entanto, Knoploch deu voz de prisão ao suspeito e acionou as autoridades.
"Esse indivíduo, se passando por funcionário da Central Globo de Jornalismo, dizia ter uma matéria contra mim e tentou me chantagear pedindo R$ 10 mil para 'resolver' a situação. O que ele encontrou foi um deputado com a consciência limpa e a coragem de enfrentar o crime", declarou o parlamentar. Em outra publicação, ele reforçou: "Quero deixar claro: não aceito extorsão, não aceito coação, não aceito bandido infiltrado em espaços de poder. Se ele tentou comigo, pode ter tentado com outros parlamentares também. A verdade sempre vai prevalecer. Quem anda na lei não teme ameaça".
Procurada, a TV Globo esclareceu em nota que Júlio César era colaborador do setor de maquinaria da empresa e estava afastado por licença médica desde 2023. A emissora destacou ainda que o funcionário não tinha qualquer relação com o Fantástico ou com o jornalismo do canal. "Diante da gravidade dos fatos, a Globo tomou a decisão de desligar o funcionário", afirmou o comunicado.
Após a prisão em flagrante, Júlio César foi levado à 5ª Delegacia de Polícia, no centro do Rio, onde o caso foi registrado. Em nota, a Polícia Civil informou que "um deputado estadual conduziu à unidade um homem que o solicitou uma quantia em dinheiro para não divulgar uma suposta reportagem de caráter comprometedora. Diante da situação, o parlamentar deu voz de prisão ao indivíduo. O fato foi apreciado pela autoridade policial, que autuou o homem em flagrante pelo crime de extorsão".
A corporação apura agora se o suspeito já teria tentado aplicar o mesmo golpe contra outras pessoas. A defesa de Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues ainda não se manifestou.