Grupo de K-pop Kiss of Life é acusado de racismo após live polêmica; empresa se pronuncia
O tema da live seria 'hip-hop old-school' para comemorar o aniversário de uma das integrantes. Fã-clubes do grupo encerraram atividades após o corrido
O grupo de K-pop Kiss of Life, também conhecido pela sigla Kiof, realizou uma live polêmica transmitida na noite da última quarta-feira, 2, na qual imitavam "trejeitos" da cultura negra e rapper dos Estados Unidos. O "tema" da live, "hip-hop old-school", foi escolhido por uma das integrantes, Julie, que comemorou seu aniversário no dia.
Alguns momentos da live repercutiram em redes sociais como o Twitter, e fãs pediram que as quatro integrantes e a empresa se retratassem através de hashtags e e-mails enviados para a S2 Entertainment.
" it was her bday theme" like is the theme for kpop this week just cosplay/stereotype black people? pic.twitter.com/dCH2zWHqZP
— nana?? (@luvr8hao) April 2, 2025
Julie, Belle, Natty e Haneul, membros do grupo, não pediram desculpas diretamente, mas a empresa responsável pelo grupo mencionou o ocorrido nas redes sociais: "Pedimos desculpas pelo uso da linguagem e estilo em nosso conteúdo de aniversário publicado ontem, que se conforma com estereótipos de certas raças.
O conteúdo era baseado em um estilo 'hip-hop old-school', como descrito, e pretendíamos retratar essa 'vibe' de uma forma que respeitasse a cultura, mas não tínhamos plena consciência de que isso poderia reforçar estereótipos de certas raças.
Pedimos sinceras desculpas a qualquer um que tenha se ofendido com isso. Nossas integrantes levam esse assunto a sério, e seremos mais conscientes e respeitosos ao 'pegar emprestado' referências culturais no futuro. Removeremos todo o conteúdo relevante de acordo. Mais uma vez, pedimos desculpas a todos que se sentiram prejudicados por isso."
S2 Entertainment apologises for KISS OF LIFE content on Julie's birthday livestream:
— "Hello. This is S2 Entertainment.
We apologise for the use of language and style in our birthday content uploaded yesterday that conforms to stereotypes of certain races.
The content was… pic.twitter.com/HaAXxTuaCZ
— Kpop Charts (@kchartsmaster) April 3, 2025
O fã-clube do Kiof no Brasil admitiu estar "decepcionado" com as integrantes e encerrou suas atividades através de um comunicado. A postagem e a conta do fã-clube foram apagados.
O fã-clube global também decidiu encerrar suas atividades, através de uma postagem ainda disponível. Ambos relataram não estarem coniventes com as atitudes do grupo.
"Eu sou uma pessoa preta, kissy [nome do fandom] há mais de um ano. Coloquei meu tempo, dinheiro e dedicação em manter esta conta e em apoiá-las. Entrar no Twitter ontem e vê-las usando a cultura negra para 'tirar risadas' me deixa mais do que desapontada", escreveu a conta.
"É de quebrar o coração que o grupo que eu tanto amei, que eu viajei mais de 300 milhas para ver, o grupo que fez eu gostar de k-pop depois de muitos anos, que me fez criar esta conta, não me respeita e não respeita as minhas pessoas. Não tem integridade moral para saber que o que fizeram não é só desrespeitoso, é racista", concluiu também.
[REST.] pic.twitter.com/W8xzqtiiai
— closed. (@KIOFGlobal) April 3, 2025
Outros internautas também se manifestaram contra a live e ressaltaram a importância dos fãs internacionais para o grupo e para os fandoms de k-pop.
Esse negócio do kiss of life me deixou sem palavras pq foi algo que literalmente ELAS procuraram. N tem nem como dizer q é culpa da empresa apenas, visto q a ideia partiu delas e pior: elas sabem mt bem oq estão fazendo, principalmente a belle e jullie...
— ??a?la (@thailainthemood) April 2, 2025
kiss of life era um dos grupos mais interessantes dos últimos anos e elas tinham uma fan base forte internacional, mas agora acabaram com tudo que decepção pqp
— lena do hanbin (@yourshanbin) April 2, 2025
Entenda a live do Kiss of Life
Além do "tema" polêmico, as integrantes se vestiram como "pessoas negras" e "rappers" e utilizaram gírias típicas da cultura afro-americana nos Estados Unidos. Elas também imitaram estereótipos raciais.
Antes da transmissão da live, uma das integrantes pediu em uma rede social para fãs que eles "não deixassem o fandom após ver o conteúdo da live".
"Elas sabiam o que estavam fazendo", disse um usuário.
This copy pasta fake apology bullshit didn't work. This was PRE PLANNED by the girls and the girls said "don't leave us" BEFORE the live so they KNEW what they were doing wasn't right. Fuck KIOF. https://t.co/yESsZomji8 pic.twitter.com/RZIrN76xWN
— ? glitter ? (@thatglitterhag) April 3, 2025
Não é a primeira vez que uma das integrantes propaga estereótipos do tipo. Julie, a aniversariante na ocasião, pediu desculpas no ano de estreia do grupo por ter dito a "n-word", palavra com denotação negativa e que foi apropriada pela cultura negra dos Estados Unidos como forma de protesto.
Também pelas redes sociais, fãs explicaram que a cantora sabia do significado da palavra, já que Julie nasceu no Havaí, Estados Unidos.
No pedido de desculpas antigo, ela escreveu: "Essa é a Julie, do Kiss of Life. Um vídeo antigo veio à tona em que eu, sem prestar atenção, cantei a letra original de uma música que contém uma certa palavra, e me arrependo muito.
Esse acidente me fez pensar no quanto minhas ações descuidadas podem causar malefícios em muitas pessoas e durante meu período de treinamento de 6 anos eu cresci e amadureci. Estou determinada a ser mais precavida e meticulosa para prevenir os mesmos erros no futuro.
Quero expressar minhas sinceras desculpas para todos que se sentiram ofendidos pelas minhas ações. Eu mostrarei uma melhor versão de mim", finalizou.
Mind u this is JULIE AN AMERICAN apologising for saying the n word a while back. So I don't want to hear no one talk abt " but they don't know" "they just need to be educated" cuz they just don't give a shit pic.twitter.com/sbKXZRcuqy
— chèrie (@SxxHello) April 2, 2025