FIM! Vera Magalhães se despede do 'Roda Viva': 'Quebra de acordo'
Vera Magalhães se despede do 'Roda Viva' após seis anos no programa; veja
A jornalista Vera Magalhães, de 53 anos, anunciou que deixará o comando do Roda Viva, da TV Cultura, após seis anos à frente da atração. A informação foi divulgada pela própria apresentadora na terça-feira (6), por meio de uma mensagem publicada nas redes sociais.
Segundo Vera, a saída ocorre apesar de um acordo prévio para renovação de contrato. Ela afirmou que pretendia seguir no programa em 2026, ano em que o Roda Viva completa 40 anos, mas foi surpreendida por uma mudança de planos da emissora. "Venho por meio desta comunicar que, por decisão da TV Cultura, deixo de apresentar o Roda Viva a partir de fevereiro", escreveu.
Na publicação, a jornalista detalhou que havia acertado a continuidade no cargo durante uma reunião realizada em 10 de dezembro de 2025. "Em reunião em 10 de dezembro de 2025, tinha acertado a renovação do meu contrato por mais um ano. Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria a minha sétima temporada", relatou.
À frente do programa desde 2020, Vera afirmou que manifestou à direção o desejo de encerrar o ciclo de forma simbólica. "Falei do meu desejo de coroar este ciclo virtuoso para o programa com a celebração dos 40 anos e a cobertura eleitoral. Ficou tudo acertado com a direção da emissora neste sentido e fui avisada de que seria chamada em breve para assinar o contrato", explicou.
Com a ausência da formalização e o surgimento de novas especulações na imprensa, a jornalista buscou um posicionamento oficial. "Como isso não aconteceu até o fim do ano e voltaram a sair notas na imprensa colocando a renovação em dúvida, escrevi para a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, no último dia 2, pedindo um posicionamento", contou.
De acordo com Vera, a resposta veio nesta semana, durante uma reunião intermediada pela direção de jornalismo. "Ela realizou uma reunião com a diretora de Jornalismo, Marília Assef, que me comunicou da mudança de planos e me pediu para permanecer até abril. Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato", afirmou.
Ao encerrar o comunicado, Magalhães agradeceu à direção e à equipe do programa. "Agradeço a José Roberto Maluf, Carlito Camargo, Leão Serva e Marília Assef a plena liberdade para praticar jornalismo independente, plural e relevante ao longo de seis temporadas neste que é o mais importante programa de entrevistas da TV brasileira", escreveu. Ela também citou nominalmente integrantes da equipe e concluiu: "Viva o Roda Viva, essa instituição da TV brasileira. Sigamos."
Em nota oficial, a TV Cultura comentou a saída da apresentadora e justificou a decisão como parte da dinâmica da emissora pública. "Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período. Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores", afirmou o canal.
A emissora acrescentou que, no ano de aniversário do programa, haverá renovação no comando. "No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores", concluiu, agradecendo a Vera Magalhães pela contribuição ao jornalismo público.