Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernanda Montenegro confirma aposentadoria aos 95 anos: 'Já tá bom'

Aos 95 anos, a atriz confirmou a sua aposentadoria após atuar nos filmes 'Vitória' e 'Velhos Bandidos'

13 mar 2025 - 10h55
Compartilhar
Exibir comentários
Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Fernanda Montenegro, um verdadeiro ícone da dramaturgia brasileira, anunciou sua despedida definitiva das telonas. Aos 95 anos, a atriz prestigiou na noite da última quarta-feira (12) a estreia de Vitória, seu penúltimo trabalho, dirigido por Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres.

A estrela também revelou que seu último filme será Velhos Bandidos, comandado pelo filho, Cláudio Torres. "Quis o acaso que o último drama que eu faço e a última comédia que eu faço é com meu filho. Nessa altura de quase 100 anos que eu tenho, já tá bom. Está assim, sublime", declarou Fernanda ao Canal Brasil, durante a pré-estreia no Rio de Janeiro.

Na pré-estreia de Vitória, no Theatro Municipal de São Paulo, Fernanda já havia indicado a possibilidade de encerrar sua trajetória no cinema. Na ocasião, ela explicou que o cinema "pede fôlego, pede corpo", algo que já não consegue mais oferecer.

Fernanda Montenegro também se aposentará dos palcos?

Apesar de confirmar sua aposentadoria das telonas, Velhos Bandidos, seu último longa, ainda não tem data de estreia definida, mas já foi gravado. Com isso, a atriz não deve mais participar de novas produções cinematográficas, mas continuará nos palcos. Prova disso foi o recital que apresentou nesta semana na Academia Brasileira de Letras, onde ocupa uma das cadeiras e integra o grupo dos 'imortais'.

Do que se trata o filme 'Vitória'?

Vitória, que está prestes a chegar aos cinemas brasileiros, tem quase duas horas de duração e é baseado em fatos reais, narrados no livro "Dona Vitória Joana da Paz", de Fábio Gusmão (no filme, Flávio Godoy), lançado em 2024.

Na trama, Fernanda interpreta uma idosa corajosa que arriscou a própria vida para desmontar um esquema de tráfico envolvendo policiais. A atriz filmou as ações criminosas diretamente da janela de seu apartamento — um feito impressionante, considerando a dificuldade de acesso a equipamentos de filmagem em 2005.

A história de Joana Zeferino da Paz, que precisou mudar de identidade ao entrar no Programa de Proteção à Testemunha, foi revelada pelo jornalista Fábio Gusmão e gerou grande repercussão na época.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade