Fabio Porchat e Carlos Villagrán no 'Programa do Porchat' em 2016.
Foto: Reprodução de 'Programa do Porchat' (2018) / Record TV / Estadão
O apresentador Fabio Porchat revelou uma saia-justa que passou quando trouxe Carlos Villagrán, ator conhecido por ser o personagem Kiko, do seriado Chaves, para uma entrevista ao Programa do Porchat, em 2016.
Segundo contou ao Pânico nesta sexta-feira, 21, Villagrán teria ficado decepcionado com a receptividade que teve na Record, além de não gostar de uma esquete proposta por Porchat, que precisou correr até uma churrascaria para convencê-lo a voltar à emissora.
"Ele chegou na Record, uma moça da produção falou: 'Tudo bem, senhor? Podemos ir?'. Entrou no camarim e tinha lá um café, um sanduíche... Ele se incomodou um pouco com a falta de 'fogos de artifício'", contou o apresentador.
Porchat ressalta que Villagrán "tinha acabado de vir da Comic Con", onde tinha recebido uma recepção muito mais calorosa e barulhenta.
"Tinha criado um esquete pra ele que ele não tinha lido ainda. Eu ia fazer a dona Florinda e ele ia fazer o Kiko. Ia falar: 'Mamãe, mamãe, o que você faz quando vai com o professor Girafales tomar uma xícara de chá?". Não tinha nenhuma palavra chula, nada disso, mas tinha umas brincadeiras querendo dizer que mamãe e professor Girafales 'se divertem'".
'Chaves' - O seriado Chaves foi exibido pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México, país em que foi criado. Confira a seguir que fim tiveram os artistas que interpretaram os clássicos personagens que fizeram parta da infância de diversas gerações de brasileiros, como Kiko, Chiquinha, Dona Florinda e tantos outros.
Foto: Reprodução de 'Chaves' | Twitter | Reprodução de 'Chaves' | Twitter / Estadão
Chaves (Roberto Gómez Bolaños) - O personagem que dava nome ao seriado, era interpretado por seu próprio criador, conhecido como Chespirito (algo como 'Pequeno Shakespeare'). Ao contrário do que muitos pensam, o jovem não morava num barril, mas sim na casa de número oito da vizinhança, o que explicava o nome original do programa em espanhol: 'El Chavo del Ocho' ('O Chaves do Oito', em tradução livre).
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Dona Florinda (Florinda Meza) - A personagem, que tinha o mesmo nome que a atriz, era mãe de Kiko e tinha um relacionamento com o Professor Girafales, de quem sempre recebia flores.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Florinda Meza - Florinda começou a se envolver com Bolaños ainda na década de 1970, apesar de terem se casado oficialmente apenas em 2004. Aos 69 anos de idade, segue em atividade no humor e mantém um canal no YouTube em que interpreta a personagem Lady Chimoltrufia.
Foto: Twitter / @FlorindaMezaCH / Estadão
Kiko (Carlos Villagrán) - Um dos personagens mais queridos do programa, era filho de Dona Florinda e sempre recorria à mãe em momentos de apuros.
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Carlos Villagrán - Vestido como o personagem, o humorista faz shows até hoje, inclusive com algumas passagens recentes pelo Brasil. Em 2017, integrou o elenco do filme brasileiro 'Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola'. Atualmente está com 74 anos de idade.
Foto: Facebook / @carlosvillagrankiko / Estadão
Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) - Conhecida por seu choro bastante característico, a personagem era uma das crianças da vila, amiga de Chaves e filha de Seu Madruga.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves) - A atriz também vivia a avó de Seu Madruga, e bisavó de sua outra personagem, Dona Neves.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Maria Antonieta de las Nieves - Maria continua trabalhando como atriz e segue fazendo shows caracterizada como sua personagem pela América Latina. Ativa nas redes sociais, chamou atenção do público brasileiro ao ser chamada pela Netflix para participar de um vídeo de divulgação da série 'Stranger Things'; clique aqui para relembrar.
Foto: Twitter / @LaChilindrina / Estadão
Sr. Barriga (Édgar Vivar) - Dono dos imóveis da vila, o personagem é conhecido por sempre cobrar o aluguel constantemente atrasado em 14 meses de Seu Madruga, além de soltar o clássico bordão: "Tinha que ser o Chaves!"
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Nhonho (Édgar Vivar) - Vivar também interpretava Nhonho, o filho mimado de Sr. Barriga que frequentava as aulas com a turma (à direita na foto).
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Édgar Vivar - Aos 73 anos de idade, Vivar segue em atividade no mundo artístico, atuando em diversas produções. Com certa frequência, ainda visita o Brasil onde tem uma grande base de fãs e faz alguns shows de humor, além de participar de programas de entrevista.
Foto: Twitter / @varedg / Estadão
Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Sempre com um charuto na boca ou um buquê de flores na mão, o professor, que também era conhecido pelos apelidos de 'Linguiça', se relacionava com Dona Florinda e ficou conhecido pelo bordão: "Tá, tá, tá, tá!"
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Seu Madruga (Ramón Valdés) - Um dos personagens mais idolatrados do seriado, o pai de Chiquinha era conhecido por usar sempre a mesma roupa e se aventurar pelos mais variados empregos. Ramón continuou fazendo trabalhos na TV, além de apresentações de humor pela América Latina. Morreu no 9 de agosto de 1988, em decorrência de um câncer no estômago., aos 64 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Jaiminho (Raúl Padilla) - O ator que dava vida ao carteiro do seriado, que sempre comentava o fato de ter vindo da cidade de Tangamandapio, morreu em 3 de fevereiro de 1994, aos 75 anos de idade. Era pai do também ator Raúl 'Chóforo' Padilla, que chegou a trabalhar em algumas novelas do México, como 'Maria do Bairro', que fez sucesso no Brasil. Chóforo, porém, morreu em 2013, aos 73 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Godinez (Horacio Gómez Bolaños) - Personagem que sempre utilizava um boné com aba verde, Godinez aparecia nos episódios na escolinha, e sempre questionava: "Por que, se eu não fiz nada?". O ator, que costumava trabalhar nas produções de seu irmão mais velho, Roberto Gómez Bolaños, morreu em 21 de novembro de 1999, aos 69 anos.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Chaves; Por onde andam; como estão; que fim teve; nostalgia - A personagem era conhecida na vizinhança como a 'Bruxa do 71', e tentava jogar charme para cima de Seu Madruga em diversas ocasiões. Possuía uma vasta carreira em novelas no México, onde atuava desde a década de 1950. Angelines morreu em 25 de março de 1994, aos... 71 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Pedro Cardoso - Alegando respeito a funcionários da emissora que estavam em greve e também solidariedade à atriz Taís Araújo, que teria sido ofendida pelo presidente da entidade, o ator Pedro Cardoso, eterno Agostinho de 'A Grande Família', se levantou e saiu do programa 'Sem Censura', que estava sendo exibido ao vivo pela TV Brasil (leia mais aqui). Relembre outros casos de personalidades que abandonaram programas durante a gravação
Foto: Reprodução de 'Sem Censura' (2017) / TV Brasil / Estadão
Rita Cadillac - A ex-chacrete se confundiu ao pensar que a banda do programa, que tocava 'Bom para o moral', seu maior hit, estava, na verdade, tocando uma música de Gretchen. Em seguida, Porchat ofereceu a ela um lugar na 'sarjeta da fama', brincadeira que seria feita com alguns artistas. Rita, porém, sentiu-se ofendida e abandonou o programa. Leia mais aqui.
Foto: Reprodução de cena de 'Programa do Porchat' (2016) / Record TV / Estadão
Justin Bieber - Durante entrevista ao vivo no programa 'Yu no te pierdas nada', na rádio espanhola Los 40 principales, Justin Bieber levantou-se para ir ao banheiro e não voltou mais. De acordo com o jornal 'El País', o cantor, que havia se atrasado em 40 minutos para a entrevista, não havia se sentido bem pela grande quantidade de pessoas no estúdio, muitas delas gravando-o em seus celulares.
Foto: Reprodução de 'Yu no te pierdas nada' (2016) / Rádio Los 40 Principales / Estadão
'Esse programa aqui tá uma p***' - Durante o programa 'Esporte Cidade', da TV Cidade, de Teresópolis, o comentarista José Carlos Lippi resolveu demitir-se ao vivo. "Sou obrigado a falar que este programa aqui tá uma p***. [...] Tô de saco cheio disso aqui. Se tiver que vir aqui e quando chegar o momento de comentar dizem assim: 'Tem um minuto pra falar'. Eu não preciso de um minuto pra falar, pô!", disse, enquanto tirava o microfone e se levantava da cadeira. O fato ficou conhecido nacionalmente após ter sido mostrado no 3º lugar do quadro 'Top 5' do 'CQC', da Band.
Foto: Reprodução de cena de 'Esporte Cidade' (2013) / TV Cidade / Estadão
Dado Dolabella - Durante uma gravação do programa 'Gordo a Go-Go', apresentado por João Gordo, o ator protagonizou uma das brigas mais icônicas da história da TV brasileira: munido de uma machadinha, estourou a mesa de vidro do programa, e se estranhou com o apresentador. Em meio a ofensas, os dois precisaram ser separados, e Dado nunca retornou para concluir a entrevista.
Foto: Reprodução de 'Gordo a Go-Go' (2003) / MTV / Estadão
Marcelo Mansfield - Durante uma gravação do programa 'Agora é Tarde', da Band, em 2012, o humorista Marcelo Mansfield se irritou com piada feita pelo colega Léo Lins a respeito de seu peso e bradou: "Vai tomar no c***. Me respeita que eu tenho 26 anos de carreira e você é um bunda mole!". Em sequência, Marcelo levantou-se e foi aos bastidores. O vídeo viralizou e, algum tempo depois, o apresentador Danilo Gentili afirmou que tratava-se de uma pegadinha feita por toda a equipe, exibindo material que teria sido gravado previamente à peça. Muitos fãs, porém, não engoliram a história até hoje.
Foto: Reprodução de cena de 'Agora É Tarde' (2012) / Band / Estadão
Compartilhar
Publicidade
"Ele leu e não gostou. Eu não tava lá, e ele falou: 'Não tô sentindo confiança no programa, não quero tá aqui, tô indo embora'. Me ligou a produtora [falando]: 'O Kiko tá indo embora da Record, muito chateado e muito bravo'", prosseguiu Porchat.
Fabio conta que a produtora conseguiu fazer com que o mexicano almoçasse em uma churrascaria próxima à Record, e aconselhou-o: "Ele tá lá, vai lá agora!". "Fui direto com o diretor", relembrou Porchat.
Chegando lá, Villagrán estava desmotivado a participar da atração: "Fabio, não dá, não tem como. Perdi a confiança". Na sequência, Porchat se esforçou para convencê-lo a mudar de ideia.
"Calma, a gente é muito fã seu, a gente te adora, você é maravilhoso. O esquete a gente joga fora, não precisa fazer se você não gostou. Mas não tem nada demais, peguei e li com ele. Ele falou: 'Realmente, não tem nada demais. Mas eu não sei, não tô a vontade'."
"Aí ficamos numa p***tação de meia hora: 'Calma, você é um gênio, você é maravilhoso...'. E eu realmente sou muito fã do Kiko, assisti Chaves a vida toda", continuou Porchat.
"'Então está bem, eu vou ao programa, estarei lá.'. Ele queria um pouco de confete, um pouco de que chegasse ali, fosse... Terminou de comer a chuleta e a gente foi no programa na tensão."
Apesar do imprevisto, o apresentador considera que a gravação foi um sucesso: "O programa foi ótimo, inclusive. Ele foi, fez brincadeira, se divertiu, gostou. Mas rolou uma saia-justa de 'não quero fazer porque não tem ninguém aqui'. Uma coisa meio assim."
"Até falei pra minha produção depois. Ator é assim, quer uma cerimônia. Quando vier alguém de gabarito, bota um pão de metro", concluiu.
Confira a participação de Carlos Villagrán, o Kiko de Chaves, no Programa do Porchat: