Existe uma única saída a Dudu Camargo após acusações, escândalos e homofobia
Ex-apresentador do SBT experimenta à revelia o pior tipo de fama enquanto tenta salvar a carreira
Demitido pelo SBT sob o boato de que defecou em uma toalha no camarim e a escondeu atrás de um micro-ondas, Dudu Camargo enfrenta agora outro rumor escatológico e igualmente catastrófico à sua imagem.
Viralizou o vídeo de um garoto de programa que afirma ter sido ‘sujado’ pelo apresentador durante uma sessão de sexo pago. Antes disso, a fofoca era de que o ex-pulilo de Silvio Santos havia tido diarreia na hora H.
Em nota, Dudu negou conhecer o rapaz e disse ser vítima de fake news. Como sempre acontece em casos semelhantes, o desmentido não possui a mesma força do falatório na imprensa e nas redes sociais. O estrago à reputação não tem conserto.
Foram disparados comentários homofóbicos e criados memes depreciativos. Independentemente da orientação sexual dele, ninguém deve ser ‘tirado do armário’ à força. Essa superexposição involuntária é uma violência moral. Pode ser tipificada criminalmente e gerar processo na Justiça.
O nome de Dudu Camargo já havia aparecido em manchetes negativas. Foi apontado como indisciplinado e arrogante nos bastidores do SBT. Mais grave ainda: teria pedido fotos a um menino de 13 anos em contato pela internet.
Protagonizou episódios polêmicos diante das câmeras com a cantora Simony, que o acusou de importunação sexual, e a influenciadora transexual Leo Aquilla, furiosa após ter sido questionada por ele a respeito de sua genitália.
Os escândalos começaram em 2017, quando um rapaz se apresentou como ex-namorado do apresentador e o acusou de comportamento abusivo. Questionado, o comunicador se disse inocente de todas as acusações.
Entre supostas verdades e mentiras, ele se encontra desempregado, ‘cancelado’ e desmoralizado. Tem apenas 25 anos e recebeu alguns ‘nãos’ ao tentar se recolocar na TV. Dificilmente alguma emissora vai querer contratar um apresentador envolvido em tantas controvérsias.
Uma saída para a crise seria trocar o telejornalismo pelo entretenimento. Ele tem um estilo considerado caricato – em nítida tentativa de imitar Silvio Santos – que poderia render uma carreira de humorista. Fazer um stand up comedy com autoironia, por exemplo, serviria para se relançar na mídia.
Outra possibilidade de sair do ostracismo e reabilitar seu nome é entrar em um reality show popular como ‘A Fazenda’, da Record. Mas um eventual comportamento inadequado ampliaria a impopularidade, como ocorreu com vários competidores que foram em busca de uma segunda chance e saíram mais por baixo do que antes.
Submergido no momento, Dudu Camargo parece não ter amigos influentes dispostos a ajudá-lo. Ainda assim, melhor não o subestimar. No mundo dos famosos, o fundo do poço tem uma mola. Alguns conseguem pegar impulso e, contrariando os pessimistas, voltar à superfície.