Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-apresentador da Globo que luta contra câncer revela nova descoberta: 'Síndrome muito rara'

Ex-apresentador da Globo que passa por tratamento contra câncer descobre síndrome rara

1 jan 2026 - 04h36
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira (31), Jonas Almeida, ex-apresentador da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, usou o Instagram para compartilhar um vídeo no qual faz uma revelação sobre a saúde. No momento, o jornalista luta contra um câncer no pulmão e passa por sessões de imunoterapia.

Jonas Almeida, ex
Jonas Almeida, ex
Foto: apresentador da Globo que luta contra câncer no pulmão (Reprodução/Instagram) / Contigo

"Salve, turma, eu vim aqui atualizar vocês sobre a minha saúde. Eu descobri uma coisa não muito legal agora no fim do ano, mas eu acho que eu posso ajudar muita gente, assim como vou ajudar a minha família. Eu descobri que eu tenho uma síndrome muito rara, é uma condição genética hereditária chamada síndrome de Li-Fraumeni", iniciou o comunicador.

CEDO DEMAIS

"Ela é uma pré-disposição genética para desenvolver cânceres primários. O que acontece é uma mutação num gene específico TP53. Esse gene é supressor de células cancerígenas, ou seja, ele não deixa que células cancerígenas surjam ou se desenvolvam", detalhou o famoso.

"Eu tenho um problema nesse gene, então isso explicaria eu ter desenvolvido um câncer tão agressivo tão cedo, que é o que os oncologistas por todos que eu passei falavam, 'como é que você descobriu isso?'. O diagnóstico é feito através de um teste genético mais simples, é um exame de sangue que você faz", garantiu Jonas.

CASOS NA FAMÍLIA

"E por que eu quero dizer isso para vocês? A minha família, eu já contei, eu perdi o meu avô de câncer de pulmão, uma tia de câncer no pulmão, um outro tio com outro câncer, um outro tio que também teve câncer, mas graças a Deus está bem pra caramba. Dos tios da minha mãe, de nove tios, 7 ou 8 morreram de câncer. É muito presente na minha família. O que aconteceu, eu fiz esse teste, descobri essa síndrome, minha mãe fez também, descobriu que está nela, então agora os irmãos dela vão testar também para descobrir, e aí os meus primos", seguiu o moreno.

PROTOCOLO

"Quando o diagnóstico é feito precocemente, a descoberta de um tumor, a chance de cura hoje em dia é muito grande. Tem muita gente que vai dizer que prefere não saber, mas existe o protocolo de Toronto, que é mundial e que é para quem tem essa síndrome, quem tem essa condição genética hereditária. Meus filhos vão testar agora, enfim, a minha irmã. É um monte de exame que você faz a cada seis meses para diagnosticar alguma coisa cedo. Como foi o meu caso, por exemplo", apontou Almeida.

"Segundo o meu cirurgião, se eu descobrisse esse tumor daqui seis meses, eu não teria chance. Eu já contei que meu avô não teve chance nem de fazer cirurgia. Você entrando nesse protocolo e fazendo esses exames de tempo em tempo, diagnosticou cedo, tirou, acabou", garantiu o apresentador.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Jonas Almeida (@jonasalmeida)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade