Em 'Vale Tudo', Tiago enche a cara para dar lição em Heleninha. Afinal, o alcoolismo pode ser hereditário? Veja parecer de especialistas
Heleninha terá nova recaída nos próximos capítulos da novela 'Vale Tudo'.
Heleninha (Paolla Oliveira) terá mais uma recaída no álcool nesta semana na novela "Vale Tudo". Inconformado com o comportamento destrutivo da mãe, o filho, Tiago (Pedro Waddington), vai exagerar na bebida em uma tentativa de fazer a mãe "provar do próprio veneno". No entanto, o jovem se envolverá em uma briga durante o porre e será roubado e espancado por um grupo de homens. A cena está prevista para ir ao ar a partir desta quarta-feira (13).
A sequência traz à tona uma discussão que divide opiniões na área da saúde. Afinal, o alcoolismo pode ser hereditário? O Purepeople convidou dois especialistas para debater a questão.
O Dr. Edmo Atique Gabriel*, médico cardiologista especializado em Cirurgia Cardiovascular, explica que a ciência já conseguiu determinar uma classe de genes que transmitem a tendência ao alcoolismo, chamada DRD. Segundo ele, a maioria dos estudos aponta que o subtipo DRD2 é o que possivelmente está mais associado a essa predisposição.
O cardiologista cita estudos realizados em famílias com gêmeos idênticos para avaliar a transmissão deste gene aos filhos. "Esses genes são transmitidos, principalmente, nas duas a três primeiras gerações de uma família, e eles são responsáveis por quase 50% da tendência de alcoolismo dessa pessoa."
No entanto, Edmo pondera que os fatores socioculturais e ambientes também são determinantes. "Agora, como a tendência genética é da ordem de 40 a 60%, a outra parte, cerca de 40 a 50%, se refere ao ambiente. E aí depende mesmo de uma ...
Matérias relacionadas