Danni Suzuki abre o jogo de briga com Giovanna Antonelli e direção da Globo
Em uma entrevista, Danni Suzuki abriu o jogo sobre a polêmica de Sol Nascente e sua briga com a direção da Globo e Giovanna Antonelli
Danni Suzuki reacendeu a rixa com Giovanna Antonelli e contou tudo sobre sua saída da Globo em meio ao caos da novela Sol Nascente, de 2016. A polêmica tomou conta quando a atriz oriental foi substituída do protagonismo pela Elvira de Beleza Fatal com a justificativa de que a produção buscava uma atriz mais jovem. Além disto, segundo Suzuki, a novela foi inspirada na vida dela e logo depois reescrita para justificar certos pontos que não se encaixavam, como a descendência oriental.
Segundo Danni, no podcast Papagaio Falante, Walter Negrão, o autor da obra, a procurou e contou que teria escrito a obra com base na vida da atriz: "Ele falou que tinha desenvolvido esse projeto, que estudou tudo sobre a minha vida. 4 anos antes, eu passei por ele no Projac, dei um abraço, falei um muito obrigado e fui ao banheiro. Ele disse que não sabia por que a gente não tinha se conhecido antes, mas que foi num momento muito oportuno para ele e, desde então, ele botou na cabeça que iria fazer uma novela para mim".
Danni também contou que ele pesquisou a fundo sua vida e fez a personagem principal, Alice Tanaka, baseada em tudo que ela tinha de hobbies e até formação: "Ele escreveu um personagem que surfava, que se formou em desenho industrial. Ele foi escrevendo que era uma família (com descendência) italiana e japonesa. Pesquisou minha vida na internet. Eu fiquei muito lisonjeada."
O enredo azedou
Suzuki contou que se preparou, pintou o cabelo de loiro para fazer a novela e que chegou a recusar um convite da alta cúpula para estar a frente do The Voice, além de que ela foi até a Costa Rica treinar surf para ficar profissional no esporte. Depois, ela recebeu uma ligação de Leonardo Nogueira. Segundo Danni, ele disseram que queriam lançar uma atriz mais jovem e ela seria a prima da protagonista, ainda estaria no núcleo principal.
"Chegou no dia, a protagonista escolhida tinha sido a Giovanna Antonelli, que é a esposa do Leonardo. Ela é mais velha. Veio a esposa e quem sou eu para reclamar. A personagem era uma japonesa. Inclusive, eles reescreveram a história para explicar que ela foi adotada para justificar já quem nem oriental ela é. Na novela, ela usava kimono, coque com palito na cabeça... Cheguei em casa, o Léo me pede desculpas e disse que eu estava muito velha para ser prima da protagonista e que iriam escrever um terceiro personagem."
Após isto, Danni saiu da novela, por vontade própria. A atriz disse que justificou falando que não se sentiu bem-vinda e que não precisaria dar um jeito para colocá-la na trama de alguma maneira. Ela rompeu o contrato e foi aos Estados Unidos para continuar a carreira. Sobre Antonelli, ela finalizou:
"Eu nunca tinha conhecido ela antes e nem trabalhado. Não sei, particularmente, a razão de eu estar incomodando ali no elenco. Entendo que, a hora que acabou a confusão e tomei a decisão de ir para fora, foi muito bom pra mim".
Sol Nascente sofreu com muitas críticas sobre apropriação cultural, racismo contra pessoas japonesas e o chamado Yellowface, quando se escala atores ocidentais para papéis orientais. No final, fechou a média amargando 21,2 pontos de média.