Cristiana Oliveira estreia em peça após três internações por conta de doença crônica: 'Sempre convivi com a dor'
A atriz faz parte do elenco do espetáculo 'Corte Fatal', em cartaz no Rio de Janeiro
Cristiana Oliveira retorna aos palcos após internações devido à fibromialgia, doença crônica que afeta o sistema nervoso. A atriz chegou a ser internada três vezes com fortes dores, mas volta como parte do elenco da peça 'Corte Fatal' nesta sexta-feira, 14, no Rio de Janeiro.
Conhecida por papéis de sucesso como o de Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal, Cristiana Oliveira tinha dado um tempo dos trabalhos para se dedicar à saúde. Recentemente, a atriz chegou a ser internada três vezes com fortes dores em decorrência da fibromialgia, uma doença crônica que afeta o sistema nervoso. Agora, ela se prepara para uma reestreia com grande expectativa.
A artista volta aos holofotes em grande estilo, no elenco da peça Corte Fatal. O espetáculo é uma comédia interativa, onde a plateia ajuda os personagens a descobrirem quem é o assassino de uma famosa cantora reclusa. Além de Cristiana, a montagem dirigida por Pedro Neschling também é estrelada por nomes como Carmo Dalla Vecchia e Fernando Caruso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A expectativa para a volta aos palcos é ainda mais especial depois de um adiamento frustrante na estreia. Isso porque Corte Fatal estrou na semana passada no Rio de Janeiro, mas a atriz não conseguiu participar em razão de fortes dores. Ao jornal O Globo, ela lembrou o que aconteceu.
"Parei de ensaiar há umas duas semanas por causa de um problema na cervical. Tive um pinçamento dos nervos perto da medula. Foi a primeira vez em quase 40 anos de carreira que precisei interromper um processo profissional por conta da minha saúde. E só parei porque a equipe da peça pediu. Eu estava sob o efeito de muitos remédios e com muitas dores lancinantes", contou.
Mesmo enfrentando crises de dor, Cristiana garante que fez tudo que era possível para estar em cena nesta sexta-feira, 14. "Estou fazendo fisioterapia, tratamento com laser e acupuntura. Já estou conseguindo diminuir os remédios, mas ainda preciso manter um acompanhamento rigoroso. Tenho duas hérnias cervicais, o que exige bastante cuidado", argumentou.
Atriz convive com fibromialgia
Aos 61 anos, Cristiana admite que está acostumada com a dor desde muito nova. A atriz foi diagnosticada com fibromialgia aos 20 anos, uma doença sem cura e que afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro interprete estímulos do corpo como dor.
O diagnóstico, no entanto, só a estimulou a seguir praticando atividades físicas. "Sempre convivi com a dor. Eu fui bailarina, joguei handebol, dancei até quase os 50 anos... Sempre pratiquei exercícios de impacto. O exercício físico é essencial, mas chega uma hora em que ele cobra seu preço. Hoje estou pagando o preço por coisas muito violentas que fiz com o meu corpo", revelou ao jornal.
A determinação em praticar exercícios físicos está por trás da vontade de envelhecer com qualidade de vida. "Não quero envelhecer a ponto de ficar imobilizada ou numa cadeira de rodas. Por isso, estou focada no fortalecimento da parte inferior do corpo e nos alongamentos. Também preciso trabalhar o pescoço, os ombros e a escápula", detalhou.
Após a alta médica, Cristiana Oliveira estreia na peça Corte Fatal na sexta-feira, 14, no Teatro das Artes, localizado na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.