Com a presença de amigos íntimos e familiares, corpo de Berta Loran é velado no Rio
Solenidade em homenagem à atriz que morreu aos 99 anos teve baixa adesão de famosos
A atriz Berta Loran, que faleceu aos 99 anos, foi velada em cerimônia restrita no Rio de Janeiro. colegas destacaram sua generosidade, legado artístico, emocionando amigos e familiares.
O corpo da atriz Berta Loran foi velado na manhã desta terça-feira, 30, no Rio de Janeiro. A cerimônia, que aconteceu na Sociedade Israelita, na Praça da Bandeira, na Zona Norte da capital carioca, foi reservada e contou com a presença de amigos e familiares, tendo pouca adesão de famosos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pouco antes das 10h, aqueles que estavam presentes se reuniram em torno do caixão, que estava fechado, e houve uma oração em hebraico. Na sequência, familiares foram convidados a falar sobre as lembranças deixadas por Berta e destacaram a alegria, generosidade, o amor pela arte e pela TV Globo.
Visivelmente emocionada, a atriz Terezinha Eliza, que atuou com Berta em Os Trapalhões, a Festa é Nossa, Balança Mas Não Cai e também na TV Tupi, exaltou a íntima ligação entre as duas ao longo de tantos anos e se declarou.
“Foi a melhor pessoa que eu conheci na minha vida. Não havia um colega da TV que precisasse de uma ajuda, até mesmo financeira, que ela não fosse a primeira a assinar uma lista. Aprendi com ela o amor pela cultura, pelo teatro, pela vida e pela televisão. Era amiga de todos, muito ligada à família e aos sobrinhos. Eu sou apaixonada por ela a vida inteira. Obrigada, Berta. Eu não sei se pode, mas gostaria de uma salva de palmas. Era o que ela mais gostava”, disse Terezinha com os olhos em lágrimas.
Em seguida, o caixão foi levado até o carro que o transportou ao Cemitério Israelita de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, local onde foi marcado o enterro.
Berta Loran morreu no último domingo, 29, aos 99 anos, em um hospital em Copacabana, na Zona Sul. Nascida em Varsóvia, na Polônia, veio para o Brasil ainda criança. Teve mais de 70 anos de carreira atuando no teatro, na TV e no cinema, com parcerias históricas como a que teve com Chico Anysio em programas como Chico City, Chico Total e Escolinha do Professor Raimundo.
