Claudete Troiano revela desejo de voltar à TV, comenta boato sobre ‘Mulheres’ e explica vitalidade
Apresentadora vive fase produtiva na internet trabalhando ao lado da filha, Marcela Troiano
Muito antes de Xuxa, Angélica e Mara Maravilha, Claudete Troiano já fazia programa infantil. Nesta entrevista, conta que a Globo quis contratá-la na época.
Foi atriz de novelas, locutora de partidas de futebol e fez história à frente do ‘Mulheres’, programa feminino da TV Gazeta copiado várias vezes por outros canais.
Hoje, a apresentadora se dedica a um podcast. Ela confessa ter saudade da correria da TV e não descarta negociar seu retorno a alguma das emissoras onde já trabalhou.
Há nas redes sociais uma torcida para que volte à televisão. Como recebe essa manifestação do público?
Com orgulho pelo trabalho realizado na TV e muita alegria, afinal, é preciso gostar da pessoa e sentir saudade para querê-la de volta.
Em agosto, completará 1 ano fora da TV desde a saída voluntária da RedeTV. Neste período, sentiu falta da rotina no estúdio?
Muita, no estúdio e na vida. Trabalho pouco agora, e estou sentindo falta da correria diária, do contato com os amigos. Não pensei que ficaria triste, mas estou.
Quando deixou o ‘Vou Te Contar’, a intenção era ter um descanso ou cogitou aposentadoria?
Na verdade, recebi um convite para fazer podcast na Produtora Frame, do Hélio Sileman, um querido amigo, e quis me dedicar inteiramente. Aposentadoria, nem passou pela minha cabeça. Estou muito bem de saúde, graças a Deus, com energia e vontade de trabalhar mais.
É considerada uma das melhores vendedoras na TV. De onde vem esse talento para anunciar todo tipo de produto e dar retorno às marcas?
Acho que se trata de credibilidade, o tempo diante das câmeras e o fato do público me conhecer bem. Tudo isso me proporcionou a confiança necessária.
Ao longo da carreira em diferentes canais, a pressão por audiência chegou a afetar sua saúde mental?
Na TV, entre as muitas categorias de programas, existem aqueles para faturar, aqueles para dar audiência etc. Sempre fiz os que tinham que faturar. Como sempre foram muito bem neste aspecto, nunca sofri pressão.
Com a mudança na cúpula da TV Gazeta, o seu nome passou a ser cogitado para assumir o ‘Mulheres’, onde foi pioneira. Hipoteticamente, aceitaria um convite para voltar ao programa?
“A mãe, aquela que é mãe de verdade, às vezes, precisa sair, pede para alguém cuidar, mas nunca abandona o filho”.
Passou por todas as grandes redes de TV, menos a Globo. Alguma vez sonhou trabalhar na emissora?
Quando eu apresentava programas infantis, a Globo me chamou. Na época, preferi ficar na Band. Depois disso, nunca mais me convidaram. Sinceramente, já pensei ‘poxa nunca mais me chamaram, caramba’.
Logo completará 72 anos. Como explica sua vitalidade? Tem cuidados especiais com a saúde e a estética?
Aí, logo não! Ainda faltam alguns meses (risos). Acho que é a genética. Minha mãe nunca fez uma cirurgia e faleceu com 94 anos. Aos 90, ela ainda ia no Morumbi torcer pelo nosso Tricolor. Uso salto alto, bem alto! Me alimento de forma saudável, tomo vitamina D e outros suplementos, cuido muito da pele, caminho e rezo.
Nos últimos anos, você investiu na produção de conteúdo na internet. Gosta desse mundo digital?
Estou em várias plataformas com o ‘Pod Saúde com Claudete Troiano’. Um podcast sobre saúde física, mental, espiritual, financeira e animal. A produção e as reportagens são da minha filha, Marcela Troiano, que, como eu, também é jornalista. Além de apresentar, escrevo os episódios. Tem sido gratificante.
Qual a sensação de ver sua filha seguindo seus passos profissionais?
Nunca forcei a barra, mas estou tão feliz com ela trabalhando ao meu lado, focada, gostando de um microfone, fazendo vídeos lindos. Alguns comerciais fazemos juntas para o Instagram e os clientes têm aprovado. Ah, tô babando! (risos)
Ainda assiste muito à programação da TV aberta? Quais seus programas favoritos?
Gosto muito de futebol, programas esportivos e zapeio os de entretenimento também.
Recentemente, participou do ‘Sabadou’, no SBT, com a Virginia Fonseca. Como avalia essa nova geração de apresentadores que primeiro fez sucesso na internet para depois chegar à TV?
Foi uma delícia! A Virginia, além de linda, é muito carismática. Como todos sabem, ela deu certo na TV também, mas nem sempre quem é fera na internet se dá bem na televisão.