Cidade inundada e 90% em situação de extrema pobreza: como é o local onde Wagner Moura cresceu
Ator se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer um Globo de Ouro
Wagner Moura --que se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer um Globo de Ouro-- nasceu em Salvador, mas se mudou para Rodelas, no sertão da Bahia, ainda na infância. Ele viveu na cidade com a família até os 11 anos de idade, quando todos precisaram se mudar porque o município seria inundado.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nos anos 1980, Rodelas foi destruída pela construção da hidrelétrica de Itaparica. Para abrigar os moradores do local, foi construída a cidade de Nova Rodelas, que atualmente tem uma população de 10 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022.
Após a vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro como Melhor Ator pela atuação em O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho também premiado com um Globo de Ouro, internautas resgataram uma entrevista que ele deu ainda na infância, falando sobre a mudança devido à construção da hidrelétrica.
"Não estava com vontade de mudar, não, mas agora já mudei", disse Wagner ao repórter. Ele ainda comentou que estranhava morar em Nova Rodelas. "Lá, é tudo estranho para a gente."
A construção da usina de Itaparica começou ainda durante a ditadura militar e tinha como objetivo gerar energia para modernizar o sertão nordestino a partir do potencial do Rio São Francisco.
Em 1986, dois anos antes da inauguração da hidrelétrica, trabalhadores rurais ocuparam a barragem em protesto a desocupação da cidade, que foi inundada resultando na criação do Lago de Itaparica.
Conheça a cidade de Rodelas (BA)
Dados oficiais do IBGE sobre população, economia e desenvolvimento do município baiano na divisa com Pernambuco.
População Total
10.308Censo IBGE 2022
PIB Per Capita
R$ 15.034Referência 2022/2023
Área Territorial
2.207 km²Densidade: 4,67 hab/km²
Perfil e Demografia
A cidade possui forte vínculo com comunidades indígenas e territórios remanescentes, sendo um ponto cultural chave no sertão baiano.
Desafios Sociais
CadÚnico (Pobreza)
+90%
Percentual da população cadastrada em situação de pobreza ou extrema pobreza em levantamentos recentes.
Escolarização: 98,8% (6 a 14 anos).
Saneamento: Baixo índice de esgotamento sanitário adequado (cerca de 51,7%).
Atualmente, a cidade de Rodelas tem mais de 90% da sua população classificada no CadÚnico em situação de pobreza e extrema pobreza. De acordo com dados do governo federal, 7.646 (92,08%) moradores estão nesta condição.
Ao todo, a cidade conta com cinco escolas e não tem nenhum hospital de referência.
Durante a adolescência, Wagner voltou à capital baiana. Adolescente, ele já estudava teatro e se apresentava na cidade, onde também cursou jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em entrevista ao Papo de Segunda, do GNT, em 2021, Wagner comentou a importância dos lugares onde viveu para a profissão dele. "Sou resultado do lugar de onde vim, da minha infância, do contexto cultural onde fui forjado, tanto do sertão da Bahia quanto de Salvador. Do que vi, do que vivi, do que vi de produção cultural, de produção artística em Salvador, de estar ali naquela cidade com aquelas pessoas, né?", disse.
-s50pduy3elpi.jpg)