Bia Miranda vai ser presa? Advogada analisa operação na casa da influenciadora: 'Há possibilidade'
Bia Miranda vai ser presa? Influencer virou alvo da Operação Desfortuna, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro; veja
A influenciadora Bia Miranda foi alvo da Operação Desfortuna, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (7), que investiga uma organização criminosa envolvida na divulgação de apostas ilegais através das redes sociais. A ex-participante de reality show e seu ex-companheiro DJ Buarque estão entre os 15 influenciadores investigados por promoverem plataformas como o "Tigrinho", utilizando estratégias de marketing emocional para atrair seguidores vulneráveis com promessas de ganhos fáceis.
A operação cumpriu 31 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, investigando um esquema que movimentou mais de R$ 4 bilhões em transações atípicas identificadas pelo Coaf. Segundo os investigadores, o grupo mantinha uma estrutura hierarquizada para operar empresas de fachada e ocultar a origem ilícita do dinheiro, com membros ostentando nas redes sociais viagens internacionais, carros importados e imóveis de alto padrão que contrastavam com suas rendas declaradas. A apuração também revelou possíveis conexões com indivíduos ligados ao crime organizado.
Para entender melhor o cenário da ex-namorada de Gato Preto, conversamos com a advogada especialista em Direito Constitucional, Dra. Fernanda Escane, e com o advogado criminal Dr. Petter Ondeza.
Bia Miranda vai ser presa?
Segundo a profissional, ainda não é dá para dizer se a famosa será ou não presa, mas essa possibilidade não é descartada: "A operação está investigando influenciadores pela suposta prática de crimes como promoção de jogos de azar ilegais, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Embora ainda não tenha sido anunciada nenhuma prisão envolvendo Bia, há uma possibilidade de que ela possa ser presa futuramente, caso se confirme a sua participação em eventual delito com gravidade suficiente que justifique a medida".
Vai perder a guarda da filha?
Em junho desse ano, Bia foi alvo de uma denúncia no Conselho Tutelar a respeito da guarda da filha Maysha, que na época tinha 2 meses. Ela recebeu acusações de negligência após receber críticas por suas polêmicas: "Não tem a mínima chance de eu perder a guarda da minha filha. Minha filha é bem cuidada, eu cuido bem da minha filha".
Segundo o também advogado Petter Ondeza, não é possível dizer que o inquérito afetará a bebê: "A investigação policial, por si só, não é o suficiente para que ocorra a perda da guarda. A guarda, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é decidida com base no melhor interesse da criança. Ainda que a influencer seja indiciada pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha isso não ocasiona a perda automática da guarda, mas pode influenciar negativamente em uma disputa judicial pela guarda, principalmente se em razão do crime, das divulgações midiáticas e etc. isso afetar diretamente o bem estar da criança".
E acrescentou: "Caso haja uma condenação, em cumprimento de pena privativa de liberdade, a prisão em regime fechado torna impraticável o exercício da guarda, levando a suspensão ou perda temporária, que poderá ser revista futuramente. Assim, o que ocorre de imediato com a prisão é a perda do poder familiar, mas não da guarda propriamente dita".