Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Berta Loran passou por dois abortos e foi impedida de ter filhos; relembre

Atriz Berta Loran não pôde ser mãe após dois abortos traumáticos; ela revelou que no 1º casamento sofria na mão de marido viciado em jogo

29 set 2025 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

O palco da vida da atriz Berta Loran foi tão dramático quanto as peças que ela estrelou. A artista, que faleceu no domingo (28) aos 99 anos, deixou um legado de alegria nos palcos, mas uma vida pessoal marcada por casamentos infelizes, dificuldades financeiras e o trauma da impossibilidade de ter filhos.

Berta Loran passou por dois abortos e foi impedida de ter filhos; relembre
Berta Loran passou por dois abortos e foi impedida de ter filhos; relembre
Foto: Contigo

Berta Loran casou-se pela primeira vez com o ator Saul Handfuss, 31 anos mais velho que ela, quando tinha apenas 20 anos. Em uma entrevista dada à revista Quem em 2011, a atriz revelou que o casamento não foi por amor, mas por interesse profissional.

"Minha profissão esteve à frente de tudo, inclusive dos dois maridos que tive", afirmou Berta. "Tinha 20 anos e ele, 51. Não gostava dele, mas queria ser uma atriz como ele, então, quando disse que queria casar comigo, falei: 'Negócio fechado'".

O que era um "negócio" se revelou um "péssimo negócio." Berta relatou os 11 anos de união (que terminou em divórcio em 1961) como um período de extrema necessidade. Ela revelou que Handfuss era viciado em jogo, perdendo o dinheiro do jantar e deixando o casal na miséria. "Ele era um velho, um merda! Paixão eu tinha pelo teatro. E quando não tem o que comer é pior ainda", desabafou.

Durante o primeiro e infeliz casamento, Berta passou por um trauma que a impediu de ser mãe. Ela relatou ter feito dois abortos que, na época, eram feitos de maneira precária e perigosa.

"Antigamente, eles enfiavam uma gilete na gente. Não sei como não morri", contou a atriz. Anos depois, um médico a informou que ela não poderia mais ter filhos devido aos procedimentos. "Não pude ter filhos... Depois, fui a um grande médico e ele disse que eu não tinha mais útero, que teria que arrancar tudo", lembrou Berta, que afirmou, na época, não ter tido tempo para sentir a dor da perda, pois estava fazendo sucesso estrondoso com o musical Vencer na Vida Sem Fazer Força.

O segundo casamento foi com o negociante Júlio Jacoba, aos 37 anos. A felicidade durou apenas os primeiros oito dos 22 anos em que estiveram juntos. Com o sucesso crescente da atriz no teatro e na televisão, Júlio se sentiu sozinho.

Berta assumiu a culpa pela traição do marido: "Ele não tinha mulher [em casa] e foi procurar fora, é claro. Tinha razão" disse a atriz, viúva duas vezes.

Apesar das turbulências na vida pessoal, o foco inabalável na arte foi a força motriz de Berta Loran até o fim.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 𝗡𝗶𝗹𝘀𝗼𝗻 𝗫𝗮𝘃𝗶𝗲𝗿 (@teledramaturgia)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade