Atriz de 'Dona de Mim' faz relato comovente sobre amputação: 'Escolha minha'
Intérprete de Pam na novela 'Dona de Mim', da Globo, atriz Haonê Thinar comove ao relatar processo de amputação em meio a um câncer agressivo
A atriz Haonê Thinar, que vem conquistando o público ao interpretar a personagem Pam na novela Dona de Mim, da Globo, abriu o coração ao relembrar um capítulo marcante de sua infância: a luta contra um câncer agressivo, enfrentado ainda aos 8 anos de idade.
Durante entrevista ao jornal Extra, a artista revelou que foi diagnosticada com um tumor maligno no fêmur da perna direita, e que a decisão pela amputação partiu dela mesma, com clareza e maturidade surpreendentes para uma criança.
"Eu que decidi pela amputação. Minha mãe sempre me explicou todos os passos do tratamento, aí falei: 'Se for para eu melhorar e não acontecer algo pior, prefiro amputar'", contou. Mesmo diante de um processo doloroso, Haonê revela que passou por tudo com leveza. Ela encarava as sessões de quimioterapia com alegria e criatividade.
"Parece que o meu espírito já estava muito preparado para o que eu ia passar. Levei a doença de boa. Quando tinha que fazer quimioterapia, me fantasiava de bailarina, passava glitter na careca. Para mim, era uma eterna brincadeira", disse.
A adaptação após a cirurgia também foi surpreendente. Apesar de chorar nos primeiros minutos após a amputação, a atriz recordou que logo recuperou o foco: "Nos primeiros 20 minutos, chorei, mas passou rápido e lembrei que tinha sido uma escolha minha. Convivo muito bem com isso. Não tive depressão", afirmou.
O único momento em que sentiu o impacto da mudança foi ao retornar à escola, onde enfrentou desafios relacionados à autoestima. Mas isso não durou muito. "Meu problema com a autoestima rolou na volta às aulas. Mas, depois, passei a ser vaidosa, sempre saí e me relacionei muito bem com as pessoas", completou.
Nova fase de Haonê Thinar
Hoje, aos 28 anos, Haonê Thinar vive uma nova fase. Além do sucesso na televisão, ela também é mãe de dois filhos: Felipe Gabriel, de 6 anos, fruto de um relacionamento anterior, e Lavínia, de apenas 8 meses, com o atual marido, o grafiteiro Bizzar.
Mesmo com a rotina intensa de gravações e maternidade, ela revela apenas uma limitação prática em seu dia a dia como mãe: "A única dificuldade que eu tenho com os meus filhos, por conta da deficiência, é não carregar no colo. Como ando de muleta, as minhas duas mãos estão sempre ocupadas", explicou.
Ver essa foto no Instagram