Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ary Fontoura terá sequelas? Especialista explica recuperação após diagnóstico

Saiba se Ary Fontoura terá sequelas após ter um edema nas cordas vocais; veja explicação do fonoaudiólogo Simon Wajntraub

12 fev 2025 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários
Ary Fontoura terá sequelas? Especialista explica recuperação após diagnóstico
Ary Fontoura terá sequelas? Especialista explica recuperação após diagnóstico
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

O ator Ary Fontoura passou por um drama pessoal na última semana. Isso porque ele foi internado aos 92 anos após ser diagnosticado com um edema nas cordas vocais, condição caracterizada pelo acúmulo de líquido na camada externa dessa região. O veterano já recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas segue em observação em casa para se recuperar da forma mais adequada. Mas ele terá sequelas?

O que aconteceu com Ary Fontoura?

Segundo o fonoaudiólogo Simon Wajntraub, o que aconteceu com o ator foi um refluxo, o que é muito comum em pessoas de idade avançada. "Isso ocorre porque a parte superior do estômago, na região do diafragma, pode ficar mais flácida. Por isso, é importante tomar cuidado para não encher demais o estômago, evitar exageros na alimentação e não ingerir grandes quantidades de líquido de uma só vez", disse ele à Contigo!

O profissional ainda explicou como essa condição pode afetar a voz do ator: "Quando há refluxo, o suco gástrico retorna e pode atingir as cordas vocais, causando inflamação e edema. Como resultado, a voz pode enfraquecer ou ficar rouca. O ideal é adotar medidas para evitar o refluxo, como controlar a alimentação e, se necessário, utilizar medicamentos específicos".

Agora, a recuperação de Ary envolve alguns cuidados especiais: "Além disso, é fundamental não forçar a voz, evitar falar alto e encontrar um tom confortável para não sobrecarregar as cordas vocais até que a inflamação diminua. É muito comum que, ao procurar um otorrinolaringologista, uma das primeiras hipóteses levantadas seja o refluxo, pois é uma condição bastante recorrente. Por isso, um bom conselho é estimular a fala e o canto, por exemplo, assistindo a vídeos no YouTube e praticando. Os familiares também podem ajudar, incentivando o diálogo e promovendo conversas frequentes para fortalecer a musculatura da voz".

Ary Fontoura terá sequelas?

O profissional explica que as sequelas podem vir à tona se o ator não mudar os hábitos: "Sequelas podem ocorrer se a pessoa não controlar a alimentação, continuar comendo em excesso e enchendo demais o estômago, especialmente com grandes quantidades de líquido. O consumo excessivo de cerveja, por exemplo, pode aumentar o volume do estômago e favorecer o refluxo. No entanto, ele é uma pessoa cuidadosa e, apesar da idade, mantém uma voz muito boa. Com os devidos cuidados, sua recuperação será rápida".

Recuperação demorada?

Wajntraub esclarece que a idade de Ary não afetará sua recuperação, mas pode ser que seja mais demorada: "A idade avançada não vai prejudicar a recuperação dele, pois ele trabalha constantemente com a voz. Ele é um grande ator, um dos melhores do Brasil. Agora, o mais importante é controlar a alimentação. Em pessoas mais velhas, o diafragma tende a ficar mais fraco, o que pode contribuir para o refluxo. Em casos de refluxo severo, há até cirurgias específicas para fortalecer essa região, algumas até realizadas com tecnologia robótica".

View this post on Instagram

A post shared by Ary Fontoura (@aryfontoura)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade