A cantora Anitta em story no qual negou que raspou o cabelo por conta do candomblé
Foto: Instagram / @anitta / Estadão
Anitta negou que raspou o cabelo em stories publicados no Instagram na tarde desta terça-feira, 10. A cantora, que segue o candomblé, afirmou: "Eu não brinco com doença. Não tenho vergonha nenhuma da minha religião".
"Meus amigos e pessoas da minha equipe estão recebendo várias mensagens falando que eu estava usando lace - mais conhecido como peruca - porque eu 'raspei o meu cabelo para o santo' e 'menti sobre a minha doença'", contou.
Anitta fez referência a um período em que ficou "15 dias sem aparecer" por conta de uma intoxicação alimentar.
"Primeiro de tudo: falo abertamente qual é a minha religião, o candomblé. Segundo, já falei mil vezes, em vários lugares, que eu sou ekedi. Se você 'dar um Google', 'o que é ekedi', vai descobrir que é uma pessoa que sim, fez o santo, mas é uma categoria que não precisa raspar a cabeça e nunca precisará", continuou.
Anitta ainda mostrou-se chateada e revoltada com comentários que chegou a ler que ligavam sua imagem a "rituais satânicos" e afirmando que ela estaria "inventando doença".
As polêmicas de Anitta - Ao longo de sua carreira, a cantora Anitta conquistou bastante sucesso, mas também acumulou diversas polêmicas. Seu posicionamento - ou até mesmo a falta dele - em diversas questões já fizeram as redes sociais se dividirem em diversas ocasiões. Sem contar em situações que envolvem outros artistas, como Pabllo Vittar e Iggy Azalea, com quem Anitta já trabalhou, ou até mesmo a apresentadora Sonia Abrão. Confira algumas das principais polêmicas envolvendo a cantora Anitta a seguir.
Anitta brigou com Pabllo Vittar? - Apesar de a briga nunca ter sido confirmada, recentemente, em 5 de fevereiro de 2019, Pabllo Vittar afirmou que as duas não são mais amigas. "Eu não tenho nenhuma raiva de Anitta, nenhum remorso, nem nada. Hoje em dia a gente não se fala, não é amiga".
Foto: Reprodução de 'Música Boa Ao Vivo' (2017) / Multishow / Estadão
O avião apreendido de Anitta - Uma aeronave usada pela cantora Anitta foi apreendida em uma operação da Agência Nacional de Aviação Civil no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018. Ela estava a bordo de um Cessna, pertencente à empresa Intensive Táxi, proibida de executar voos remunerados desde 2014. Não foi a primeira vez em que Anitta teve problemas do tipo: em junho do mesmo ano, um jato executivo Phenom 300 foi interceptado na Pampulha antes de decolar com a cantora. À época, a Anac encaminhou para o Ministério Público Federal e para a Polícia Civil uma denúncia contra Anitta.
Foto: Instagram / @anitta / Estadão
Anitta e Lewis Hamilton? - Após Anitta e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton se encontrarem no México e passarem a seguir um ao outro no Instagram, diversos boatos de um envolvimento entre os dois começaram a surgir nas redes sociais. Anitta desconversou: "Não gosto muito de falar quando o assunto envolve outra pessoa. Alguém perguntou a ele numa entrevista se ele me conhecia, ele disse que não e foi saber".
Anitta é feminista? - Em um debae no 'Altas Horas', Anitta e Pitty discordaram quando o tema da discussão era o machismo. "As mulheres lutaram tanto pra ter os mesmos direitos que, quando chegou no momento que elas tiveram, chega uma hora que ela quis tomar conta da situação. A mulher acabou querendo tomar o lugar do homem", disse Anitta, que continuou: "Vejo um comportamento feminino que dá margem realmente pro homem achar coisa X ou Y da mulher. [...] Se a mulher não se respeitar, ninguém vai respeitar a mulher". Pitty rebatia as falas de Anitta, sendo ovacionada pela plateia: "Ele não tem que achar nada. Quem tem uqe fazer o que você quer é você".
Hanseníase - Durante uma edição do 'Anitta Entrou no Grupo', programa da cantora no Multishow, Anitta afirmou: "Só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase". O comentário não pegou bem entre pessoas portadoras da doença crônica que causa manchas na pele. Posteriormente, ela pediu desculpas e afirmou que queria falar sobre pessoas de quem tem "ranço".
Foto: Facebook / Estadão
Marielle Franco - Após o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, Anitta se irritou com fãs que a criticaram por não opinar sobre o caso. A cantora afirmou que falaria depois, mas resolveu antecipar a postagem por não ter "muita paciência para aturar o ódio gratuito dos internautas". "Se ela não fosse feminista como eu, também teria meus sentimentos; se não fosse favelada como eu, também teria meus sentimentos. De esquerda, direita, hétero, gay, pecador, religioso, o que for... Ninguém merece morrer", escreveu Anitta. Com a repercussão de seu posicionamento, posteriormente, ela editou a postagem, deletando o texto e deixando apenas um coração.
Foto: Instagram / @anitta / Estadão
'MPB regrediu para a fase anal' - À época do lançamento de 'Vai Malandra', o cantor Lulu Santos escreveu o que foi considerado como uma indireta a Anitta em seu Twitter: "Caramba! É tanta bunda, polpa, bumbum granada e tabaca que a impressão que dá é que a MPB regrediu pra fase anal. Eu, hein?". Com a repercussão da polêmica, ele fez questão de ressaltar que sua opinião "nada tem a ver com Anitta, de quem gosto e a quem respeito".
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Apropriação cultural? - A cantora Anitta já utilizou tranças e até mesmo dreadlocks em seu cabelo, fazendo com que alguns fãs a acusassem de uma suposta "apropriação cultural". "Ninguém é totalmente branco no Brasil. Somos um país miscigenado. E acho que cada um deve se vestir da forma que se sente bem", defendeu-se em uma ocasião. A cantora também afirmou que "nunca quis me apropriar culturalmente, nem magoar ou ofender ninguém com as tranças e trabalhos que já fiz".
Foto: Instagram / @Instagram / Estadão
Anitta x DJ Batutinha - À época do lançamento de 'Vai Anitta', o DJ Batutinha, da Furacão 2000, que chegou a trabalhar com Anitta antes de a cantora ganhar projeção nacional, publicou em seu Instagram: "Larissa [nome de registro de Anitta], você pode até tentar me tirar da sua história, mas não tem como negar que eu estava certo. Parabéns pela série na Netflix". A cantora não gostou nada das mensagens e rebateu a crítica, fazendo com que Batutinha deletasse a postagem pouco depois.
Foto: Twitter / @batutinhadj / Estadão
Anitta x DJ Batutinha - Anitta não poupou críticas ao DJ Batutinha e explicou o motivo de ele não ser citado em 'Vai Anitta' em sua resposta: "gastaria um episódio inteiro só nessa bad vibe.Precisaríamos de muito tempo pra explicar tanta coisa. [...] Quando eu saí da Furacão, ele se juntou de volta à empresa, alegando que me processaria por cantar as músicas feitas anteriormente por ele junto com a empresa. Tudo isso porque ele não foi chamado para fazer parte do projeto fora da Furacão". Clique aqui para ler a íntegra da resposta de Anitta ao DJ Batutinha.
Foto: Reprodução de 'Vai Anitta' (2018) / Netflix / Estadão
Anitta x Rock In Rio - Em 2017, a não participação da cantora Anitta no Rock In Rio causou certa polêmica após algumas notícias indicarem a ausência do convite se devia à sua forte ligação com o mundo do funk. Posteriormente, porém, ela foi anunciada como atração do Rock In Rio Lisboa em 2018 e do Rock In Rio 2019, que ocorrerá no Rio de Janeiro.
Foto: Facebook / @RockInRio / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Sobre sua entrada no candomblé, a cantora ressalta que trata-se da religião de boa parte de sua família: "Fui introduzida através do meu pai, que foi introduzido pela família dele, que tem toda a descendência, a origem, africana".
Anitta também fez questão de ressaltar que fala abertamente sobre a sua religiosidade.
"Na época do Bolsonaro, das eleições, todo mundo [reclamou]: 'demorou para se posicionar'. Quantas vezes eu falei que estava num retiro espiritual? Eu estava fazendo meu santo. E não são 15 dias que você desaparece, é mais do que isso", disse.
Sua assessoria divulgou um comunicado afirmando que "não é verdadeira" a informação de que "Anitta raspou seu cabelo para cumprir compromissos religiosos". "Anitta repudia qualquer tipo de intolerância religiosa", continua a nota. Confira a íntegra abaixo.