Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alinne Moraes se posiciona sobre beijo gay cortado em novelas: 'Censurados'

No elenco de 'Guerreiros do Sol', Alinne Moraes vive personagem lésbica e se posiciona sobre retrocesso de narrativas queer na TV

11 jun 2025 - 15h18
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Alinne Moraes vive par romântico de Alice Carvalho em 'Guerreiros do Sol'
Alinne Moraes vive par romântico de Alice Carvalho em 'Guerreiros do Sol'
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Alinne Moraes, 42, demonstrou seu descontentamento com o retrocesso do desenvolvimento de narrativas queer nas novelas nas últimas duas décadas. A atriz interpretou Clara em Mulheres Apaixonadas (2003), uma personagem lésbica, e passou por episódios de preconceito dentro e fora das telas por conta da postura progressista da produção.

Em Guerreiros do Sol, nova novela global que estreia no Globoplay nesta quarta-feira (11), ela vive mais um papel homoafetivo. 

O que pensa Alinne?

Em coletiva de imprensa para divulgação do folhetim, Alinne falou o que pensa sobre os vetos feitos pela própria Globo. A emissora censurou beijos em duas de suas tramas recentes: Terra e Paixão e Vai na Fé, ambas de 2023. 

"As coisas mudaram, mas quando damos cinco passos para frente, parece que damos dez para trás. Eu me lembro que quando coloquei no TBT a Clara e a Rafaela, uma geração mais nova me perguntou: 'Mas e o selinho?'", refletiu a artista sobre o tratamento de determinadas pautas no meio televisivo. "Agora, em 2025, os selinhos estão sendo censurados", completou. 

Alinne ainda comentou sobre sua percepção pessoal deste assunto e como isso será representado na nova novela, que também passará na TV aberta pelo Globoplay Novelas, o antigo canal Viva. "Se você me perguntar se andamos para frente depois de 20 anos eu não sei te dizer. Mas gravamos muitas cenas [de beijo e romance], elas são um casal que se amam", pontuou.

Mulheres nas telinhas

Na trama, ela interpreta Jânia, uma mulher alfabetizada e com ideias liberais para o Sertão da década de 1920 em que vive. Casada com Idálio (Daniel de Oliveira), Jânia se envolve com Otília (Alice Carvalho), com quem cultiva um romance proibido a partir de uma amizade. 

"As mulheres eram tratadas realmente como objetos, posse masculina. A Jane é uma mulher que leva uma vida nova, um entendimento diferente para essas mulheres sertanejas. No início ela é muito submissa, como todas na época, mas durante essa guerra do cangaço ela se vê ali necessitando se posicionar. Quando ela encara e abraça a mulher guerreira e revolucionária que ela é. A luta dela é muito bonita", finalizou Alinne Moraes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A L I N N E M O R A E S (@alinnemoraes)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade