PUBLICIDADE

O que jogar na quarentena? Confira sugestões para todos os gostos

O Terra preparou um guia definitivo de games, dos relaxantes aos assustadores

21 abr 2020 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Se você tem o privilégio de ficar em casa a fim de diminuir a propagação do novo coronavírus, provavelmente está prestes a arrancar os cabelos. Acredite, todos nós estamos. É difícil e estressante ficar isolado e evitar contato com amigos, vizinhos ou estranhos. A quarentena exige criatividade e paciência para mantermos a cabeça no lugar, e os videogames são uma ótima ferramenta para isso.

Selecionamos a dedo alguns títulos para ajudar você a decidir onde gastar seu dinheiro – afinal, um jogo de videogame é caro. Há opções que devem agradar tanto os jogadores iniciantes quanto os mais avançados, independemente se você prefere descansar na sua própria ilha com animais fofos, mergulhar em histórias densas e profundas ou estourar  miolos alheios. Todos eles devem proporcionar algum tipo de relaxamento e leveza na quarentena.

Cena do premiado game Journey
Cena do premiado game Journey
Foto: Reprodução / Thatgamecompany

Não deixe também de compartilhar nos comentários o que está jogando na quarentena. Boa jogatina!

Games para deixá-lo zen

Animal Crossing: New Horizons foi lançado no momento mais oportuno possível: março de 2020, período em que o mundo inteiro já sofria as consequências do novo coronavírus.  Esse jogo reflete o verdadeiro significado de “escape da realidade”: você cria um bonequinho e começa a cuidar da sua própria ilha deserta. Apenas isso. Fica a seu critério decorá-la, caçar animais ou fazer festas com amigos todos os dias. Graças a sua estética encantadora e amigável, o título vem conquistando rapidamente jogadores de todas as idades ao redor do mundo.

Untitled Goose Game coloca você na pele de um ganso que precisa realizar várias missões em uma comunidade. Entre as tarefas, estão fazer um piquenique, irritar um jardineiro e roubar a boina de um idoso. Coisas básicas do dia a dia de um ganso, certo?

Outras indicações são os belíssimos Journey, em que você vaga por um deserto em busca de uma montanha; Sayonara Wild Hearts, um arcade musical sobre a vida de um coração partido; e Adorable Home, de decoração e gatinhos, disponível para celulares.

Games para explorar

Em tempos de quarentena, os únicos lugares que temos visitado são a cozinha e o banheiro de casa. Quer variar um pouco? Tente um jogo de mundo aberto.

A melhor opção para quem quer explorar novas cidades, cumprir objetivos quase intermináveis e conhecer outras pessoas é Red Dead Redemption 2. O velho oeste do jogo é imenso e capaz de horas e horas de passeio a cavalo, diálogos em bares e bangue-bangues. Pense como se fosse um Grand Theft Auto (GTA) no faroeste.

Eu mesmo não contei a quantidade de horas que andei a cavalo pelo mundo fantástico de The Witcher 3: Wild Hunt. O game se passa após os eventos da série da Netflix, que adaptou a história do bruxo Geralt de Rivia em 2019; vale a pena dar uma conferida na primeira temporada para não se perder na linha temporal dos fatos.

Death Stranding aborda um mundo isolado em bunkers devido a monstros invisíveis e fenômenos naturais devastadores. Você joga com Sam, um entregador que tenta reconectar uma sociedade aos pedaços. É um jogo cheio de ideias e conceitos mirabolantes, que requer paciência para horas e horas de gameplay.

Caso prefira algo mais metropolitano, recomendo Spider Man para fazer um passeio por Nova York. Soltar teias e deter bandidos também estão inclusos no pacote. 

Games para quebrar a cabeça

Criados pela mesma produtora, Limbo e Inside são games desafiadores e sombrios. Em ambos, você controla um menino que precisa resolver quebra-cabeças e se esquivar de armadilhas. Embora eles tenham uma estética cartunesca, não os recomendo para quem tem estômago fraco ou nunca tocou em um joystick na vida. 

Algo mais leve é o Papers, Please. Você se torna um agente de fronteira que inspeciona quem entra no seu país. Entre os possíveis imigrantes, há traficantes, terroristas, espiões e outras possíveis ameaças, todos disfarçados. Identifique quem está falando a verdade ao analisar documentos e informações disponíveis no sistema.

Disponível para celulares, Plague Inc. é um jogo de estratégia cujo objetivo é criar uma doença que infecte o mundo inteiro. Claro que ele voltou aos holofotes após o surto de covid-19, sendo um dos mais baixados das lojas digitais — o aplicativo chegou a ser banido da China.

Games para atirar em todo mundo

Sim, eu entendo: às vezes tudo o que queremos fazer é sair por aí e bater em estranhos. No videogame, claro. Não poderia faltar nessa lista o grande GTA V, que, mesmo lançado em 2013, ainda proporciona um dos melhores e refinados entretenimentos dessa geração. Mesmo após terminar a história principal, é possível circular por Los Santos, cidade baseada em Los Angeles, nos Estados Unidos, para cumprir missões secundárias, interagir com os moradores e, cá entre nós, roubar alguns carros. Também há um modo online que permite interação com outros jogadores simultaneamente.

Para os fãs do gênero battle royale, em que vários jogadores batalham pela sobrevivência em um local, o recém-lançado Call of Duty: Warzone é a melhor opção. O jogo sacudiu um mercado já saturado, trazendo gráficos excelentes, partidas com ação e estratégia bem equilibradas e outras inovações, como contratos e dinheiro. Outra opção é Fortnite, com a mecânica de construção em tempo real, além do visual cômico e colorido.

Quem não dispõe de um console em casa pode jogar Free Fire com o celular, independentemente do modelo ou do ano de lançamento. Esse foi o jogo mobile mais baixado de 2019, e movimenta um dos cenários competitivos mais famosos do mundo.

Games para jogar junto (do lado mesmo)

A oferta de jogos para mais de um jogador no mesmo local é baixíssima. As produtoras deixaram o modo co-op de lado com após a chegada de videogames conectados à internet, investindo em multiplayers online.

Entretanto, temos alguns achados interessantes para quem está de quarentena com um parceiro ou familiares. Overcooked 2, por exemplo, é um game super divertido que coloca os jogadores para preparar refeições em uma cozinha que beira ao caos. É preciso muita comunicação rápida entre você e seu colega, já que as tarefas na cozinha vão se acumulando à medida em que você progride.

A Way Out é um jogo de história, em que dois prisioneiros precisam unir forças e agir cooperativamente para escapar da prisão, traçarem planos e sobreviverem no mundo exterior. O game divide a tela em dois e obriga vocês a agirem em conjunto o tempo todo.

Crash Team Racing: Nitro-Fueled é um jogo de corrida maluco, divertido e cheio de trapaças, que reimagina o original de 1999, lançado para o primeiro PlayStation. Pronto para desafiar os outros no volante?

Games para construtores

SimCity é um dos jogos mais queridos da comunidade. Torne-se o prefeito e construa a própria cidade, planejando ruas, prédios, parques e toda a infraestrutura. Não é um trabalho fácil, já que qualquer decisão tomada pode gerar dezenas de consequências. Depois de terminar o trabalho, você pode recomeçar do zero destruindo a cidade com invasões alienígenas, incêndios, tornados ou uma chuva de meteoros, por exemplo.

Na mesma pegada, The Sims é um simulador de vida. Crie um personagem, escolha os traços do rosto e da personalidade e controle todos os seus passos e decisões. Fica a seu critério construir uma casa, formar uma família, fazer amizades e perseguir seus objetivos profissionais.

Kerbal Space Program foi feito para aqueles que sempre sonharam em ser um astronauta na infância. Desenhe, crie, modifique e lance um foguete em direção à lua, sempre utilizando os conceitos da física e da matemática. Como se não fosse o suficiente, você precisa levar os simpáticos kerbals de volta à Terra.

Games para quem gosta de histórias densas

O premiadíssimo The Last of Us é a sugestão perfeita para adeptos de histórias pós-apocalípticas. O game apresenta o contrabandista Joel, que perdeu todas as razões de viver, e a adolescente Ellie, uma rebelde que é imune ao vírus, tentando sobreviver e formando laços em uma América devastada. A história é tão surpreendente e cheia de reviravoltas que chamou a atenção do canal de televisão HBO: uma adaptação em série já está em desenvolvimento.

Detroit: Become Human não segue uma história linear; há vários finais possíveis, dependendo das suas escolhas e ações no jogo. No futuro, humanos convivem em harmonia com androides, até eles começarem a desenvolver consciência e lutarem por liberdade. Intercale, na mesma campanha, o controle de três personagens: Kara, que precisa proteger uma criança dos abusos do pai; Markus, que planeja uma revolução para conquistar a igualdade de direitos; e Connor, um policial que investiga os divergentes da cidade.

Quem gostar de jogos de escolhas deve experimentar também Heavy Rain, Beyond: Two Souls, Life is Strange e The Walking Dead.

Games para os fãs de esportes

Nem vamos entrar nos detalhes de FIFA e PES, já que esses são conhecidos por todos os apaixonados por futebol. Um jogo diferentão é Rocket League, que vai agradar até mesmo quem não gosta de futebol. Aqui, o esporte é reinventado com carros super velozes e manobras acrobáticas.

Madden NFL é perfeito para adeptos do futebol americano; NBA 2K20, para os de basquete; e Steep, para os de esportes radicais. Já em Football Manager, você vira um técnico de um clube profissional que busca o sucesso em campeonatos — há uma grande oferta de times e torneios nacionais e regionais.

Games para você morrer de medo

Após algumas tentativas frustradas de recriar o universo da franquia Alien nos videogames, Alien: Isolation é o jogo definitivo para quem adora o terror e o survival horror. O game se passa entre os eventos do primeiro e do segundo filme, e coloca você na pele de Amanda Ripley, filha de Ellen, que busca informações sobre o paradeiro da mãe. O destaque é a inteligência artificial dos xenomorfos, que se movimentam pelas instalações da nave de maneiras inesperadas, sem criar padrões. Numa hora, o alien pode estar logo na sua frente; noutra, escondido nas tubulações.

O remake de Resident Evil 2, originalmente lançado em 1998, também merece estar na sua biblioteca. Busque explicações para o desastre biológico que sucumbiu Raccoon City com o policial novato Leon Kennedy ou com a universitária Claire Redfield. Depois de terminar a história com um personagem, jogue de novo com o outro: cada campanha se conecta e complementa buracos deixados pelo enredo.

Aos adeptos de games de escolhas e vários finais, Until Dawn e The Dark Pictures: Man of Medan utilizam os clichês de filmes hollywoodianos e colocam a vida de jovens inconsequentes e mimados nas suas mãos. Aproveite também para rejogar o clássico Silent Hill 2, um dos melhores de terror psicológico. Aos fãs de primeira pessoa, os macabros Outlast, Resident Evil 7 e Lays of Fear.

Veja também

Conheça o DualSense, novo controle futurista do PS5:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade