Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialista alerta sobre procedimento de Rico Melquiades: 'Perigo a saúde'

Em conversa com a Contigo!, o Dr Luiz Haroldo, especialista em cirurgias plásticas, explicou os riscos do procedimento realizado por Rico Melquiades

13 mar 2025 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários
Especialista alerta sobre procedimento de Rico Melquíades: 'Perigo a saúde'
Especialista alerta sobre procedimento de Rico Melquíades: 'Perigo a saúde'
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Rico Melquiades mostrou recentemente o procedimento de bioplastia nas redes sociais e chamou a atenção pela legenda em que brinca dizendo que fez "dois anos de academia em um dia". Em entrevista à Contigo, o Dr Luiz Haroldo Pereira fez um alerta sobre os procedimentos, além de falar de um perigoso material que pode ser injetado e não é recomendado.

A bioplastia é uma técnica que envolve a aplicação de substâncias para melhorar a aparência de corpo e do rosto. O médico, especialista e referência em cirurgias plásticas, alerta que, em muitos casos, é aplicado o PMMA, conhecido popularmente como hidrogel, que não é aprovado pela Anvisa.

 "São produtos que, quando injetados no corpo humano, não se tem controle sobre eles. É um grande erro que pessoas mal orientadas apliquem este tipo de tratamento. Para piorar, são realizados em locais inapropriados, aumentando ainda mais os perigos à saúde."

Segundo o Código Penal, a aplicação ilegal constitui crime a saúde pública e é contra as regras da medicina. Não se pode afirmar que foi a substância utilizada no influenciador, mas o Dr Luiz Haroldo reforça o alerta, já que são produtos mais baratos e que entregam um resultado perigoso a longo prazo:

"A cirurgia plástica não é uma mercadoria, ela é uma prática médica, com todos os riscos e todos os benefícios. Na bioplastia não existe processo correto, apenas ilusão de que terá um resultado fantástico e profissionais negligentes. A finalidade do silicone industrial é limpar carros e pneus."

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Foto: Contigo

Questão de saúde

O Dr. Luiz Haroldo pontua quais os sintomas que podem ser consequências da aplicação do silicone industrial: "Locais são quando vemos endurecimento, eritema, infecção, alergia e migração deste produto, pois o silicone é um produto que migra por ação da gravidade ou por pressão sobre a área injetada. Também temos as complicações sistêmicas que são infecções locais graves ou mesmo a morte por injeção num vaso sanguíneo, levando a um caso de embolia pulmonar".

Para retirar, o médico explica que é um processo extremamente complicado e delicado, além de invasivo: "Temos que aspirar esses produtos, retirar pedaços, tecidos comprometidos, e corrigir com enxerto de gordura ou implante. E nunca conseguimos tirar tudo, pois estes produtos se infiltram na musculatura causando endurecimento, tendo que, muitas vezes, fazer cicatrizes imensas."

Por fim, o especialista recomenda um procedimento seguro para aqueles que desejam ter um peitoral modelado, como o de Rico Melquiades: "Quem tem algum tipo de flacidez ou falta de volume tem optado pelo enxerto de gordura. Quem quer um resultado menos natural, opta pela prótese de silicone. O enxerto de gordura, se realizado por um profissional experiente, é uma das técnicas mais seguras, sendo o único método de aumento de mamas que pode ser aplicado até mesmo em pacientes com doenças autoimunes."

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade