Uma obra-prima absoluta: 86% de aprovação da imprensa e 4,1/5 estrelas do público do AdoroCinema
Robert DeNiro estrela esse filme que mudou a vida de Meryl Streep.
A década de 1970 nos deixou um punhado de filmes sobre a Guerra do Vietnã que entraram para a história do cinema. No topo, provavelmente está Apocalypse Now, de Coppola, mas não muito atrás está O Franco Atirador, o brilhante filme de Michael Cimino lançado em 1978. Elogiado tanto pela crítica quanto pelo público, ele não recebe tanto reconhecimento quanto o filme com Marlon Brando e Martin Sheen, mas ainda é uma obra-prima.
Se você quiser revê-lo ou descobri-lo pela primeira vez, o clássico está disponível para aluguel ou compra digital nas plataformas Apple TV, Amazon, Google Play e Microsoft.
A história se passa em 1968. Mike, Steven, Nick, Stan e Axel trabalham em uma usina siderúrgica em Clairton, Pensilvânia, e formam um pequeno e unido grupo de amigos, mas a paz de espírito deles é tomada pela Guerra do Vietnã quando três deles são mobilizados para o combate.
Cimino havia dirigido apenas um filme antes, O Último Golpe, uma comédia policial com Clint Eastwood e Jeff Bridges, e com seu segundo filme ele ousou mudar completamente seu estilo. O resultado foi maravilhoso, pois 50 anos depois ele ainda é considerado uma verdadeira obra-prima do cinema. Cenas como a da roleta russa e a da caça aos animais entraram para a história.
Isso sem mencionar as atuações magistrais de Robert De Niro, Christopher Walken e John Savage, que estrelam um filme quase perfeito: 86% para os críticos e 4,1 estrelas de 5 para os usuários do AdoroCinema. "Obra…