Um dos maiores clássicos da literatura nacional ganhou uma adaptação gringa que nunca chegou ao Brasil
O romance baiano só virou filme no Brasil quase 40 anos depois.
Não faltam exemplos de grandes obras da literatura brasileira que ganharam adaptações para a telona. Alguns exemplos são Memórias Póstumas de Brás Cubas, que recentemente fez sucesso no exterior, e Grande Sertão, que é reimaginado para o cenário urbano no novo filme de Guel Arraes. No caso de Capitães de Areia, o livro de Jorge Amado ganhou uma versão cinematográfica gringa antes de chegar ao cinema nacional.
O romance baiano foi publicado em 1937 e foi censurado pelo Estado Novo por ser considerado como "propaganda comunista". Depois, a história da gangue de Pedro Bala e veio a se tornar um clássico literário nacional aclamado até os dias de hoje. Porém, a primeira adaptação para o cinema foi estadunidense e nem chegou a ser exibida no Brasil.
The Sandpit Generals foi gravado em em Salvador, cidade na qual o livro se passa, mas é uma produção do diretor Hal Bartlett para a BBC. O elenco conta com atores do Brasil e dos Estados Unidos e é praticamente todo em inglês, salvo a trilha sonora composta por ninguém menos que Dorival Caymmi, que também aparece no filme.
Por que o filme de Capitães de Areia fez sucesso na União Soviética?
A história chega a ser uma comédia à parte de tão curiosa! Em meio à Guerra Fria, o longa passou despercebido no radar dos norte-americanos e acabou sendo taxado como "hippie e socialista". Justamente por isso, The…