Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Simone Spoladore conversa sobre 'Insolação', em Veneza

8 set 2009 - 14h40
Compartilhar

Única representante em Veneza do elenco de Insolação, filme de Daniela Thomas e Felipe Hirsch selecionado para a paralela Horizontes, Simone Spoladore não é uma novata em festivais internacionais. A atriz já foi a Biarritz, na França, por um dos seus trabalhos mais reconhecidos no cinema, Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho. Também compareceu a Berlinale, a mostra de Berlim, representando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger. "Mas estou achando aqui mais simpático; esse clima tem mais a ver com a gente (brasileiros)", disse, sentada num terraço próximo ao mar Adriático.

Embora morena, a curitibana que hoje vive entre Rio de Janeiro e São Paulo prefere proteger a pele clara sob um guarda-sol. Seu belo rosto tem mais o aspecto iluminado e feliz do que sombrio e melancólico que frequentemente empresta aos personagens do cinema e por vezes no teatro. Ela reconhece o tipo mais angustiado que costuma interpretar. "Eu acho que é o ator que atrai os personagens; então vou aceitando o que surge", explica.

"Mas agora, por exemplo, estou fazendo uma comédia na TV (Bela, a Feia)". Seu papel em Insolação confirma a regra geral. A jovem tomada por alguma crise existencial caminha a esmo, encontra personagens também em crise e é cobrada pelo irmão mais novo para tarefas cotidianas, como tirar o passaporte. "Vejo a vida da personagem como a de todos nós; às vezes estamos pensando e decidindo coisas importantes, fundamentais, mas em outras fazendo coisas banais e práticas como abrir uma garrafa d'água."

A relação com Felipe Hirsch e Daniela Thomas nasceu em virtude dos espetáculos teatrais do primeiro, como em Não Sobre o Amor. Embora o teatro seja a origem da atriz, ainda em Curitiba, o cinema tomou conta de seus projetos. Ela participou de sete filmes recentemente, todos inéditos, entre eles, Canção de Baal, estréia na direção da atriz Helena Ignez. "Foi um dos trabalhos mais bacanas porque sou fã da Helena, essa atriz tão fundamental do nosso cinema, parceira do cineasta e seu marido Rogério Sganzerla."

Simone Spoladore
Simone Spoladore
Foto: Joel Ryan / AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra