PUBLICIDADE

'Pedaço de Mim': melodrama da Netflix tem Juliana Paes grávida de gêmeos - do marido e do estuprador

A atriz e Vladimir Brichta estrelam produção que tem ares novelescos e dinâmica de série e conta a história de um casal assombrado por um drama repleto de surpresas e dilemas; conheça o enredo

21 jun 2024 - 15h27
(atualizado às 22h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Pedaço de Mim é a primeira novela brasileira da Netflix (Imagem: Divulgação/Netflix)
Pedaço de Mim é a primeira novela brasileira da Netflix (Imagem: Divulgação/Netflix)
Foto: Canaltech

Juliana Paes e Vladimir Brichta, dois veteranos da televisão, estreiam no dia 5 de julho uma nova produção da Netflix, Pedaço de Mim, melodrama escrito por Angela Chaves, autora de Éramos Seis (2019). A série foi vendida anteriormente como a primeira novela da plataforma e se transformou em uma minissérie com 17 episódios.

A história é um dramalhão daqueles. Liana (Juliana Paes) é uma terapeuta ocupacional que adora crianças e sonha em ser mãe. Seu casamento com o advogado Tomás (Vladimir Brichta) vai mal, mas ela está focada em engravidar depois de dois abortos espontâneos.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

De repente, ela se descobre grávida de gêmeos. No entanto, o que poderia ser a realização de um sonho se torna um verdadeiro pesadelo. Liana é um caso raro de super fecundação - quando uma mulher libera mais de um óvulo durante a ovulação. Assim as duas crianças, apesar de gêmeas, têm dois pais: o marido dela e um conhecido que a violentou.

"Ela é uma mulher que tem uma força para suportar todos os dramas que vêm, mas, de alguma forma, naquele primeiro momento, esse desejo desesperado pela maternidade, por formar a família perfeita acaba tendo consequências muito desastrosas", explica Juliana em entrevista ao Estadão.

Já o personagem de Vladimir é, como o ator diz, "um cara que preenche a cartilha do privilégio". "Tomás é egoísta. Ele tem um encanto por essa mulher, quer ter um filho com ela, mas ao mesmo tempo tem que ser do jeito dele. Ele é um homem rico, branco, heterossexual e, obviamente, não se dá conta de nada disso, a vida é assim mesmo e pronto", comenta.

Um novo formato?

Apesar de ter deixado de ser chamada de novela, a série resgata alguns elementos comuns ao formato. É uma minissérie com ares novelescos, com um texto igualmente digno das tramas que estamos acostumados a ver na televisão. Pedaço de Mim apresenta um ritmo que lembra as telenovelas mais modernas, com tramas que se desenvolvem e se concluem em um único episódio, dramas que escalam de maneira surpreendente e surpresas que deixam o espectador sempre disposto a um novo episódio - ou deveríamos chamar capítulos.

"O melodrama gira muito em volta de temas familiares, mas tem um elemento curioso: se a gente faz uma novela, partimos da premissa de que a pessoa 'vê de costas', lavando louça, e quando você faz uma coisa mais concisa como um filme ou uma série, assume que a pessoa está sentada prestando atenção", comenta Vladimir. "(Em Pedaço de Mim) a gente se vale de alguns elementos de novela num formato mais conciso", continua. "Me parece um estilo mais amadurecido", complementa Juliana.

Palomma Duarte, que vive a médica Sílvia, irmã de Tomás e obstetra de Liana, enriquece o debate sobre o formato. "A grande diferença, que determina esse tom novelesco é o texto da Ângela, a maneira como ela constrói os conflitos, os ganchos, o tipo de discussão. A gente ficava discutindo se era novela ou série e acabava chamando de melodrama", diz a atriz. "A Netflix inova nesse formato porque traz o DNA brasileiro da novela e, ao mesmo tempo, tem essa qualidade, esse lapidado", continua João Vitti, parceiro de cena de Palomma, que dá vida ao médico Vicente.

Silvia e Vicente vivem uma história de amor mal resolvida. Ela é mais fechada para relacionamentos, se dedica quase que integralmente aos cuidados de seu filho, que possui uma doença degenerativa que está o deixando cego. Ele é um ex-colega de faculdade, que apaixonado por ela no passado, a reencontra depois de muitos anos e tenta resgatar o tempo perdido.

Quando estreia 'Pedaço de Mim'

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade