Kleber Mendonça Filho rebate executivo da Netflix após fala sobre cinemas
Diretor de 'O Agente Secreto' afirmou que seus filmes respeitarão janela de exibição de três meses de exibição
O diretor Kleber Mendonça Filho, responsável por filmes como O Agente Secreto e Bacurau, rebateu na sexta-feira,5, comentário do co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, sobre o modelo de exibição de filmes.
A reação do cineasta veio após Sarandos criticar o tempo de exclusividade das obras nas salas de cinema antes de chegarem ao streaming.
Sarandos afirmou em conferência a investidores que considera essas janelas longas e pouco benéficas ao consumidor, embora ressalte que a empresa não se opõe aos lançamentos nas salas.
Em resposta, Kleber Mendonça Filho afirmou no X (antigo Twitter) que continuará garantindo, por contrato, ao menos três meses de exibição exclusiva em cinemas para seus filmes, com possibilidade de ajustar esse prazo em comum acordo.
Eu vou continuar garantindo em contrato uma janela de pelo menos 3 meses para meus filmes, podendo a janela ser aumentada ou diminuída em comum acordo. Se as salas de cinema começarem a fechar, meu filme será exibido exclusivamente nas que irão permanecer, e nos países que… https://t.co/HEfh3a4Sww
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) December 5, 2025
O diretor acrescentou que, caso muitas salas fechem, pretende manter seus longas em cartaz somente nos espaços que permanecerem ativos, priorizando cineclubes e cinemas que defendem "a experiência de ir ao cinema".
A discordância surge em meio à recente aquisição da Warner Bros. Discovery pela Netflix no valor de US$ 83 bilhões, movimento que reacendeu entre cineastas o debate sobre o futuro da exibição cinematográfica e a relação entre salas tradicionais e plataformas de streaming.