Globo volta com Sinhá Moça: 7 atores do elenco que nos deixaram saudade
Os fãs de novelas de época receberam um grande presente na última segunda-feira (9), quando a Globo passou a disponibilizar a segunda versão de Sinhá Moça no Globoplay. Em 2006, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa adaptaram a novela original de Benedito Ruy Barbosa.
A história original é baseada no livro homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes. A trama aborda temas como escravidão, amor, política e liberdade, e segue Sinhá Moça (Débora Falabella), a jovem filha da submissa Cândida (Patrícia Pillar) e do poderoso coronel Ferreira (Osmar Prado).
Cheia de ideais abolicionistas, a jovem se declara abertamente contra as atitudes do pai. Ela se apaixona por Rodolfo (Danton Mello), que compartilha dos mesmos valores, mas, para conquistar a confiança do Barão e aproximar-se da amada, finge ser monarquista e defensor da escravidão.
A obra foi indicada ao prêmio Emmy Internacional na categoria série dramática, sendo a primeira telenovela brasileira inscrita na competição. Por outro lado, alguns grandes nomes do elenco já morreram, e separamos uma lista para você se lembrar de tudo isso.
Conheça os artistas de Sinhá Moça que já morreram nos últimos anos:
Gésio Amadeu
Vítima de complicações da covid-19, Gésio Amadeu morreu em agosto de 2020 em São Paulo, aos 73 anos. O ator intepretou Justo na novela, mas também esteve em outros trabalhos marcantes em sua carreira.
Elias Gleizer
Responsável por interpretar o Frei José, Elias Glizer teve um personagem que chamou a atenção do público em Sinhá Moça. O ator morreu em maio de 2015, quando tinha 81 anos, após sofrer uma queda terrível em uma escada rolando. Na ocasião, o homem teve o pulmão perfurado e quebrou cinco costelas.
Edyr Duque
Morta aos 72 anos anos em janeiro de 2019, Edyr Duque teve falência múltipla dos orgãos enquanto estava no hospital. A atriz também foi uma das integrantes do antigo grupo As Frenéticas.
John Herbert
Interprete de Viriato em Sinhá Moça, John Herbert morreu em janeiro de 2011, em São Paulo, aos 81 anos. O artista foi vítima de um enfisema pulmonar e o remake foi um dos seus últimos trabalhos na área.
Chico Anysio
Um dos principais nomes da trama, o ator e humorista Chico Anysio fez uma participação especial na novela. Ele morreu com 80 anos, no Rio de Janeiro, em 2012, por falência múltipla de órgãos.
Milton Gonçalves
Milton Gonçalves estava com 88 anos quando faleceu em maio de 2022, sendo coroado como um dos maiores atores da história da TV. O veterano teve problemas de saúde após um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu em 2020.
Ruth de Souza
Ruth de Souza esteve no filme Sinha Moça (1954), na primeira versão da novela em 1986 e também fez uma participação no remake em 2006. A atriz morreu em julho de 2019, durante o tratamento de uma pneumonia.