'Cenas de um Crime': elenco escolhido a dedo e percalços marcaram caminhada da série até a HBO Max
Atores Débora Nascimento e Fabrício Boliveira falam sobre trabalhar juntos e diretora Izabel Jaguaribe comenta criação de um 'whodunit' com tempero brasileiro
Um dos tipos de narrativa mais populares do mundo, seja na literatura ou nos cinemas, o whodunit raramente falha em instigar o público. Dos personagens emblemáticos criados nos livros de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle a séries como Assassinato por Escrito e Only Murders in the Building, o artifício já foi usado nos mais diversos gêneros em diferentes mídias, sempre encorajando leitores e espectadores a assumirem o papel de detetive. Nesta quinta-feira, 16, Cenas de um Crime, nova série em oito episódios da HBO Max, traz uma história de assassinato com tempero brasileiro, com uma trama que promete prender o público assim como prendeu seus astros.
"É uma história que mexeu muito comigo. Quando me mandaram o roteiro, lembro que eu estava na praia", contou Fabrício Boliveira, que interpreta o detetive André, em entrevista ao Estadão. "[Era para ser] um momento super 'relax' e eu não parei de ler. Tipo, assim, costas assando no meio da praia, debaixo do sol, e eu lendo sem parar."
O ator contou que, embora não estivesse procurando trabalho naquele momento, o convite do roteirista e criador Rafael Spínola era irrecusável. "[O roteiro] é muito bom e trata de coisas atuais, e trazendo do passado, assim. Eu adorei, adorei quando eu li. E depois eu descobri, conversando com o Rafa, na primeira reunião que a gente teve, que ele tinha escrito porque me viu. Ele pensou numa série onde ele tivesse criado o personagem do André [para mim]."
O fascínio de Fabrício pela história de Cenas de um Crime, que começa com o assassinato de um magnata em um condomínio fechado no Rio de Janeiro e se desenvolve em um caso de conspiração política, também foi sentido por Débora Nascimento, que vive a investigadora Bárbara. Segundo a atriz, ela foi convencida a participar do projeto após sua primeira reunião com a diretora-geral Izabel Jaguaribe.
"Eu conversei com a Bel e ela foi me explicando [a história]", contou a atriz. "Ela estava numa animação e numa alegria. Estava tão apaixonada pelo projeto, que eu fiquei, assim, animadíssima, querendo saber mais."
Além de detetive, Bárbara é também ex-esposa de André, e as tensões entre os dois trazem ainda mais complicações ao caso. Ao saber que contracenaria com Fabrício, Débora já estava mais do que convencida a embarcar no projeto. "Eu já pedi o roteiro, já sabendo o que eu ia fazer, já sabendo que era uma coisa que eu ia adorar o [processo], sabe?"
A chance de trabalhar com um gênero que era novo para ela também a animou. "Eu sempre via muito [whodunit] lá de fora e tudo, mas eu sabia que Cenas de um Crime ia ter o nosso temperinho brasileiro, o nosso jeito brasileiro, e produzido pela Zola, que sempre faz coisas de muita qualidade. Sabia que eu ia estar entregue a incríveis mãos. Foi lindo."
Embora já tenham estrelado um mesmo filme, Além do Homem, de 2018, Débora e Fabrício não chegaram a contracenar, tornando o encontro em Cenas de um Crime mais especial. "Já tinha esse desejo também de trabalharmos juntos. Acho que a sala de ensaio foi providencial pra gente. Eu sou super a favor de ensaio, de trabalho pré, porque eu acho que isso constitui mesmo as relações", disse o ator.
"Foi a primeira vez que a gente contracenou junto, e foi uma experiência muito boa", disse Débora. "O Fabrício é extremamente profissional, talentoso e educado com toda a equipe, o que faz toda a diferença no set. A química entre a gente foi se construindo naturalmente durante os ensaios e as gravações."
Além da química, a atriz diz que os ensaios ajudaram também a afiar a forma como eles iam desenvolvendo a trama, não só pontuando o desenvolvimento do mistério central, mas também a relação dos protagonistas em suas atuações. "A gente foi estudando para ver onde a gente deixava vazar essa emoção, esse olhar carinhoso, esse olhar com rancor também. Essa mistura do quanto a gente deixava vazar e o quanto a gente retinha [dessa relação] para poder ir gradualmente revelando."
Para fazer um whodunit com a cara do Brasil, Izabel afirmou que ela e os roteiristas fizeram um processo de "antropofagia" do gênero, incorporando elementos de histórias de Christie e de algumas produções modernas. "Foi muito presente, desde o início, essa ideia de ter uma cara nossa, sabe? Os personagens vêm com cara brasileira. Eles são perfis muito brasileiros, que mostram, inclusive, a nossa diversidade. Então, tudo isso foi enriquecendo. A gente tinha sempre algum filme aqui ou ali que inspirava", disse a diretora, citando Entre Facas e Segredos, longa de Rian Johnson, como referência. "É um filme que tem todo mundo dentro de uma casa com uma investigação acontecendo [assim como a trama de Cenas de um Crime]. Então, tem um paralelo muito forte, inegável. Mas, eu acho que a gente sempre teve esse cuidado e essa vontade de imprimir essa coisa meio brasileira, um aspecto meio tropical e peculiaridades nossas."
Elenco de 'Cenas de um Crime'
Com os protagonistas pensados especificamente para Débora e Fabrício, o restante do elenco de Cenas de um Crime foi formado por uma mistura de nomes bem conhecidos do público, como Augusto Madeira, Daniel Dantas e Letícia Isnard, e de rostos mais novos na cena, como Romaní e Bruna Mascarenhas. "A diretora de elenco Cibele Santa Cruz fez o casting e foi muito certeira nas indicações."
"Todos os personagens são muito potentes", seguiu a diretora. "Tem o foco nos protagonistas, que estão dando um banho e arrasando, mas todos os personagens têm força, têm importância e têm várias camadas. E isso faz com que você efetivamente fique desconfiando cada hora de um como sendo o assassino. Esse é o segredo para você fisgar a atenção do espectador."
"É um grande time, um jogo de alto nível, e tudo isso começava dentro de sala [de ensaios]", completou Fabrício. "Trabalhar com o Daniel, trabalhar com a Letícia, com a Bruna, com o Augusto Madeira, foi incrível. Com novos atores também, [como] a Clara Serrão, que deu um show. A série tem mais esse presente: o elenco."
A jornada de 'Cenas de um Crime'
A saga de Cenas de um Crime para chegar à TV foi longa. Produzida pela Zola Filmes, estúdio responsável por produções como Bom Dia, Verônica, Mandrake e Espinosa, a série criminal foi gravada em 2022 e, inicialmente, planejada para ser veiculada na Paramount+. Em meio a problemas financeiros e processo de venda de sua empresa-mãe, no entanto, o streaming acabou cancelando o lançamento em 2024. Os percalços acabaram quando o selo acertou a transmissão com a HBO Max.
"A gente ficou muito feliz de ser a HBO [a "resgatar" a série], que tem uma curadoria fantástica", disse José Henrique Fonseca, produtor da Zola. "Ter uma série com o selo da HBO já diz muita coisa. Era o lugar certo mesmo para a série."
Coincidência ou não, Cenas de um Crime chega à HBO Max na mesma semana em que os capítulos derradeiros de Vale Tudo, que revelarão o assassino de Odete Roitman (Débora Bloch). A proximidade entre a resolução de um mistério e a introdução de outro não passou batida pelo produtor.
"Sorte nossa de que está entrando numa época boa, em que todo mundo faz essa relação com a novela das nove, que é um whodunit também. Os deuses estão conspirando a nosso favor aqui."
Esclarecendo que a definição da data de estreia "não teve a ver com a gente", Fonseca acredita que o streaming atualmente tem alcance e pesos semelhantes à TV aberta, permitindo que a série aproveite o "vácuo" deixado pelo folhetim para criar o próprio espaço entre o público. "Essa série vai falar por si própria."
Quando estreiam novos capítulos?
Depois de uma longa caminhada, Cenas de um Crime enfim tem seu tão esperado encontro com o espectador. A série estreia com dois episódios na HBO Max nesta quinta-feira, 16, com dois novos capítulos sendo disponibilizados na plataforma semanalmente. A primeira temporada terá oito episódios.