Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Cenas de um Crime': elenco escolhido a dedo e percalços marcaram caminhada da série até a HBO Max

Atores Débora Nascimento e Fabrício Boliveira falam sobre trabalhar juntos e diretora Izabel Jaguaribe comenta criação de um 'whodunit' com tempero brasileiro

16 out 2025 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos tipos de narrativa mais populares do mundo, seja na literatura ou nos cinemas, o whodunit raramente falha em instigar o público. Dos personagens emblemáticos criados nos livros de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle a séries como Assassinato por Escrito e Only Murders in the Building, o artifício já foi usado nos mais diversos gêneros em diferentes mídias, sempre encorajando leitores e espectadores a assumirem o papel de detetive. Nesta quinta-feira, 16, Cenas de um Crime, nova série em oito episódios da HBO Max, traz uma história de assassinato com tempero brasileiro, com uma trama que promete prender o público assim como prendeu seus astros.

"É uma história que mexeu muito comigo. Quando me mandaram o roteiro, lembro que eu estava na praia", contou Fabrício Boliveira, que interpreta o detetive André, em entrevista ao Estadão. "[Era para ser] um momento super 'relax' e eu não parei de ler. Tipo, assim, costas assando no meio da praia, debaixo do sol, e eu lendo sem parar."

O ator contou que, embora não estivesse procurando trabalho naquele momento, o convite do roteirista e criador Rafael Spínola era irrecusável. "[O roteiro] é muito bom e trata de coisas atuais, e trazendo do passado, assim. Eu adorei, adorei quando eu li. E depois eu descobri, conversando com o Rafa, na primeira reunião que a gente teve, que ele tinha escrito porque me viu. Ele pensou numa série onde ele tivesse criado o personagem do André [para mim]."

Nova série policial brasileira, 'Cenas de um Crime' estreia na HBO Max após ser cancelada por outro streaming
Nova série policial brasileira, 'Cenas de um Crime' estreia na HBO Max após ser cancelada por outro streaming
Foto: Zola Filmes/HBO Max/Divulgação / Estadão

O fascínio de Fabrício pela história de Cenas de um Crime, que começa com o assassinato de um magnata em um condomínio fechado no Rio de Janeiro e se desenvolve em um caso de conspiração política, também foi sentido por Débora Nascimento, que vive a investigadora Bárbara. Segundo a atriz, ela foi convencida a participar do projeto após sua primeira reunião com a diretora-geral Izabel Jaguaribe.

"Eu conversei com a Bel e ela foi me explicando [a história]", contou a atriz. "Ela estava numa animação e numa alegria. Estava tão apaixonada pelo projeto, que eu fiquei, assim, animadíssima, querendo saber mais."

André, interpretado por Fabrício Boliveira, busca pistas em momento de 'Cenas de um Crime'
André, interpretado por Fabrício Boliveira, busca pistas em momento de 'Cenas de um Crime'
Foto: Zola Filmes/HBO Max/Divulgação / Estadão

Além de detetive, Bárbara é também ex-esposa de André, e as tensões entre os dois trazem ainda mais complicações ao caso. Ao saber que contracenaria com Fabrício, Débora já estava mais do que convencida a embarcar no projeto. "Eu já pedi o roteiro, já sabendo o que eu ia fazer, já sabendo que era uma coisa que eu ia adorar o [processo], sabe?"

A chance de trabalhar com um gênero que era novo para ela também a animou. "Eu sempre via muito [whodunit] lá de fora e tudo, mas eu sabia que Cenas de um Crime ia ter o nosso temperinho brasileiro, o nosso jeito brasileiro, e produzido pela Zola, que sempre faz coisas de muita qualidade. Sabia que eu ia estar entregue a incríveis mãos. Foi lindo."

Embora já tenham estrelado um mesmo filme, Além do Homem, de 2018, Débora e Fabrício não chegaram a contracenar, tornando o encontro em Cenas de um Crime mais especial. "Já tinha esse desejo também de trabalharmos juntos. Acho que a sala de ensaio foi providencial pra gente. Eu sou super a favor de ensaio, de trabalho pré, porque eu acho que isso constitui mesmo as relações", disse o ator.

"Foi a primeira vez que a gente contracenou junto, e foi uma experiência muito boa", disse Débora. "O Fabrício é extremamente profissional, talentoso e educado com toda a equipe, o que faz toda a diferença no set. A química entre a gente foi se construindo naturalmente durante os ensaios e as gravações."

Além da química, a atriz diz que os ensaios ajudaram também a afiar a forma como eles iam desenvolvendo a trama, não só pontuando o desenvolvimento do mistério central, mas também a relação dos protagonistas em suas atuações. "A gente foi estudando para ver onde a gente deixava vazar essa emoção, esse olhar carinhoso, esse olhar com rancor também. Essa mistura do quanto a gente deixava vazar e o quanto a gente retinha [dessa relação] para poder ir gradualmente revelando."

Débora Nascimento vive a detetive Bárbara em 'Cenas de um Crime', nova série policial da HBO Max
Débora Nascimento vive a detetive Bárbara em 'Cenas de um Crime', nova série policial da HBO Max
Foto: Zola Filmes/HBO Max/Divulgação / Estadão

Para fazer um whodunit com a cara do Brasil, Izabel afirmou que ela e os roteiristas fizeram um processo de "antropofagia" do gênero, incorporando elementos de histórias de Christie e de algumas produções modernas. "Foi muito presente, desde o início, essa ideia de ter uma cara nossa, sabe? Os personagens vêm com cara brasileira. Eles são perfis muito brasileiros, que mostram, inclusive, a nossa diversidade. Então, tudo isso foi enriquecendo. A gente tinha sempre algum filme aqui ou ali que inspirava", disse a diretora, citando Entre Facas e Segredos, longa de Rian Johnson, como referência. "É um filme que tem todo mundo dentro de uma casa com uma investigação acontecendo [assim como a trama de Cenas de um Crime]. Então, tem um paralelo muito forte, inegável. Mas, eu acho que a gente sempre teve esse cuidado e essa vontade de imprimir essa coisa meio brasileira, um aspecto meio tropical e peculiaridades nossas."

Elenco de 'Cenas de um Crime'

Com os protagonistas pensados especificamente para Débora e Fabrício, o restante do elenco de Cenas de um Crime foi formado por uma mistura de nomes bem conhecidos do público, como Augusto Madeira, Daniel Dantas e Letícia Isnard, e de rostos mais novos na cena, como Romaní e Bruna Mascarenhas. "A diretora de elenco Cibele Santa Cruz fez o casting e foi muito certeira nas indicações."

"Todos os personagens são muito potentes", seguiu a diretora. "Tem o foco nos protagonistas, que estão dando um banho e arrasando, mas todos os personagens têm força, têm importância e têm várias camadas. E isso faz com que você efetivamente fique desconfiando cada hora de um como sendo o assassino. Esse é o segredo para você fisgar a atenção do espectador."

"É um grande time, um jogo de alto nível, e tudo isso começava dentro de sala [de ensaios]", completou Fabrício. "Trabalhar com o Daniel, trabalhar com a Letícia, com a Bruna, com o Augusto Madeira, foi incrível. Com novos atores também, [como] a Clara Serrão, que deu um show. A série tem mais esse presente: o elenco."

A jornada de 'Cenas de um Crime'

A saga de Cenas de um Crime para chegar à TV foi longa. Produzida pela Zola Filmes, estúdio responsável por produções como Bom Dia, Verônica, Mandrake e Espinosa, a série criminal foi gravada em 2022 e, inicialmente, planejada para ser veiculada na Paramount+. Em meio a problemas financeiros e processo de venda de sua empresa-mãe, no entanto, o streaming acabou cancelando o lançamento em 2024. Os percalços acabaram quando o selo acertou a transmissão com a HBO Max.

Romaní (esq.) e Bruna Mascarenhas são suspeitos em 'Cenas de um Crime'
Romaní (esq.) e Bruna Mascarenhas são suspeitos em 'Cenas de um Crime'
Foto: Zola Filmes/HBO Max/Divulgação / Estadão

"A gente ficou muito feliz de ser a HBO [a "resgatar" a série], que tem uma curadoria fantástica", disse José Henrique Fonseca, produtor da Zola. "Ter uma série com o selo da HBO já diz muita coisa. Era o lugar certo mesmo para a série."

Coincidência ou não, Cenas de um Crime chega à HBO Max na mesma semana em que os capítulos derradeiros de Vale Tudo, que revelarão o assassino de Odete Roitman (Débora Bloch). A proximidade entre a resolução de um mistério e a introdução de outro não passou batida pelo produtor.

"Sorte nossa de que está entrando numa época boa, em que todo mundo faz essa relação com a novela das nove, que é um whodunit também. Os deuses estão conspirando a nosso favor aqui."

Esclarecendo que a definição da data de estreia "não teve a ver com a gente", Fonseca acredita que o streaming atualmente tem alcance e pesos semelhantes à TV aberta, permitindo que a série aproveite o "vácuo" deixado pelo folhetim para criar o próprio espaço entre o público. "Essa série vai falar por si própria."

Quando estreiam novos capítulos?

Depois de uma longa caminhada, Cenas de um Crime enfim tem seu tão esperado encontro com o espectador. A série estreia com dois episódios na HBO Max nesta quinta-feira, 16, com dois novos capítulos sendo disponibilizados na plataforma semanalmente. A primeira temporada terá oito episódios.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade