"Sem isso, todo mundo sofre": Diretores de Homem-Aranha - Através do Aranhaverso explicam por que animações são imprescindíveis para Hollywood
Cineastas estão preparando terceiro filme estrelado por Miles Morales.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso foi um dos grandes filmes do último ano. Dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, o longa chegou a ser cotado para as principais categorias do Oscar 2024, mas recebeu apenas uma indicação à estatueta de Melhor Animação. Em entrevista à Variety, durante a participação no podcast do veículo, o trio de cineastas responsável pelo longa abordou a forma como as animações são tratadas em Hollywood. De acordo com o Yahoo Finance, o mercado global de animações atingiu mais de 400 bilhões de dólares no final de 2023, um aumento em relação ao ano anterior (391 bilhões de dólares).
Projetos animados também não estão no escopo do sindicato dos roteiristas, o WGA, contam com regras diferentes no sindicato dos diretores, o DGA, e são constantemente esnobados em premiações em categorias que não sejam específicas à linguagem cinematográfica. "Acho que vale repetir: a animação é um grande negócio para a indústria", diz Dos Santos. "Trazemos uma tonelada para a mesa; sem elas, todo mundo sofre. Também quero acrescentar que fazer um filme de animação não deveria ser um sacrifício para o artista que o faz." Powers acrescenta: "Eu faço as duas coisas [escrita e animação], e é difícil convencer um escritor que está na WGA a escrever sobre um filme de animação pela simples razão de que isso não contribui para seu seguro médico", disse.