Premiada com um Oscar há 30 anos, esta artista é acusada de ser uma fraude
Vencedora do Oscar de Melhor Canção Original pelo tema de A Força do Destino em 1983, a cantora e (um pouco) atriz Buffy Sainte-Marie teria mentido sobre suas origens.
Em 1983, Buffy Sainte-Marie ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com o tema do filme A Força do Destino, de Taylor Hackford. Derrotando Eye of the Tiger, de Rocky III - O Desafio Supremo, a cantora se tornou a primeira mulher nativa a ganhar a preciosa estatueta dourada, tendo nascido em uma reserva indígena canadense em 20 de fevereiro de 1941. Na tribo Cree, em Saskatchewan, para ser mais preciso.
Pelo menos, é o que a própria Buffy afirma há muito tempo, aparecendo em eventos com roupas tradicionais indígenas e atuando como porta-voz de sua causa. Ganhadora do prêmio Screen Actors Guild Lifetime Achievement Award e de uma estrela na Calçada da Fama do Hollywood Boulevard, "Buffy dedicou muito de seu tempo e recursos para apoiar os povos indígenas por meio de vários programas educacionais", diz a biografia em seu site oficial.
"Quando ela concordou em estrelar [um episódio de] a série de televisão O Homem de Virgínia, a condição era que todos os papéis indígenas fossem interpretados por atores indígenas, o que era inédito na época. (...) Criada em 1969, sua Nihewan Foundation for Native American Education concedeu bolsas para estudos e estudantes nativos, dois dos quais se tornaram presidentes de faculdades tribais."
É uma história maravilhosa, mas que foi manchada por uma investigação da CBC. Embora Buffy Sainte-Marie sempre tenha afir…
Para ver hoje na Netflix: Esta comédia musical com 6 Oscars é simplesmente imperdível