O filme de ficção científica que acertou por puro milagre: Pensaram que era outra história "estúpida" de monstros e agora é essencial
O Xenomorfo de Alien continua sendo a criatura mais aterrorizante, porém sedutora, da história do cinema.
O Xenomorfo de Alien, o 8º Passageiro continua sendo a criatura mais aterrorizante e sedutora da história do cinema. O filme original de 1979 é uma obra-prima do horror cósmico, mas também é um gigantesco acidente de Hollywood que, milagrosamente, acabou dando certo. Ele passou por tantas mãos e foi reescrito tantas vezes que deveria ter sido um filme terrível, mas havia algo muito poderoso no roteiro original que todos os envolvidos no projeto podiam sentir.
Se Alien conseguiu ver a luz do dia, foi porque seu roteiro estava na mesa certa no momento certo. As empresas de produção relutavam muito em fazer filmes de ficção científica na década de 1970. Naquela época, os dramas policiais estavam na moda e eram uma aposta certa para garantir o retorno de bilheteria. Mas o sucesso mundial de Star Wars despertou uma paixão renovada pela ficção científica e foi então que a 20th Century Fox decidiu comprar o roteiro de Alien e transformá-lo em realidade. A parte engraçada da história é como esse roteiro chegou à mesa da Fox.
"Tubarão no espaço"
A ideia do filme surgiu para Dan O'Bannon, na época um estudante de cinema de 28 anos, enquanto ele colaborava em um curta-metragem chamado Dark Star, de outro colega de faculdade e amigo, John Carpenter. Em tempos difíceis, ele se apoiou em seu amigo Ronald Shusett, produtor e roteirista. Ronald o deixou dormir em seu sofá enquanto ele se recuperava de sua depressão, e foi nesse momento que eles decidiram escrever Alien juntos.…