O desfile do Dia dos Mortos em 'Spectre' nunca existiu: a Cidade do México o copiou do filme de James Bond
Sam Mendes dirigiu o filme de 2015, que contou com a participação de cidadãos mexicanos
A sequência de abertura de 'Spectre' continua sendo uma das mais espetaculares dos filmes de James Bond estrelados por Daniel Craig, com a equipe de filmagem vestindo dezenas de figurantes para simular o icônico desfile do Dia dos Mortos. As festividades foram filmadas no Centro Histórico da Cidade do México, e a cena mostra pessoas adornadas com caveiras, esqueletos, música e todo tipo de elemento relacionado à morte.
O próprio protagonista aparece no meio do espetáculo, que nunca havia acontecido de fato. Como relatado pela BBC, as autoridades mexicanas ficaram tão impressionadas com o resultado na tela que decidiram adotá-lo para a própria cidade. De acordo com a prefeita da cidade, Claudia Sheinbaum, mais de um milhão de pessoas se reuniram em 2022 para o evento.
As tradições mexicanas, que remontam aos tempos pré-hispânicos, envolvem oferendas, altares e visitas a cemitérios, e Sam Mendes buscou respeitar a essência do país durante uma sequência que contou com 1.500 pessoas. A inspiração em 'Spectre' também levou à incorporação de cravos-de-defunto e caveiras de açúcar no desfile atual, o que transformou a maneira como os falecidos são lembrados no país.
"Os artistas e artesãos foram fantásticos e realmente apreciaram o que estávamos fazendo e quiseram dar o seu melhor porque era o país deles e eles queriam vê-lo na tela", disse a produtora Barbara Broccoli sobre a participação do público no filme.
"Sabíamos que isso geraria um desejo entre os mexicanos e ...Matérias relacionadas
A China nos convenceu de que os monges Shaolin eram guerreiros ancestrais; foi puro "soft power"