Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'O Agente Secreto' iguala recorde de indicações de 'Cidade de Deus' ao Oscar

Com quatro indicações, O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), fez história no Oscar 2026

22 jan 2026 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

O cinema brasileiro acaba de alcançar um novo marco histórico no Oscar. Com quatro indicações, O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), empata com Cidade de Deus (2002) e O Beijo da Mulher Aranha (1985) como os filmes brasileiros com mais indicações à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os nomeados à 98ª edição da maior premiação do cinema foram relevados nesta quinta-feira (22). Confira a lista completa clicando aqui.

'O Agente Secreto' iguala recorde de indicações de 'Cidade de Deus' ao Oscar (Divulgação)
'O Agente Secreto' iguala recorde de indicações de 'Cidade de Deus' ao Oscar (Divulgação)
Foto: Rolling Stone Brasil

As 4 indicações de O Agente Secreto

O feito consolida o Brasil como uma potência internacional e repete o feito de Ainda Estou Aqui em Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, indicado nas mesmas categorias em 2025. Além disso, O Agente Secreto conseguiu uma indicação inédita na categoria estreante de Melhor Direção de elenco, com Gabriel Domingues. Confira a seguir as categorias do longa:

  • Melhor Filme

  • Melhor Ator - Wagner Moura

  • Melhor Filme Internacional

  • Melhor Direção de Elenco - Gabriel Domingues

O empate com Cidade de Deus

Até então, o recorde de indicações de um filme brasileiro falado inteiramente em português pertencia a Cidade de Deus, indicado a quatro Oscars em 2004:

  • Melhor Direção - Fernando Meirelles

  • Melhor Roteiro Adaptado - Bráulio Mantovani

  • Melhor Fotografia - César Charlone

  • Melhor Montagem - Daniel Rezende

Mas O Beijo da Mulher-Aranha é brasileiro?

Frequentemente citado nesse tipo de levantamento, O Beijo da Mulher-Aranha (1985), de Héctor Babenco, também recebeu quatro indicações ao Oscar e venceu Melhor Ator com William Hurt. Existe um debate sobre o filme ser ou não brasileiro, mas sim, o longa pode ser considerado um filme brasileiro, inclusive do ponto de vista crítico e historiográfico.

Embora seja uma coprodução internacional, falada majoritariamente em inglês e financiada com capital estrangeiro, o longa dirigido por Hector Babenco é amplamente reconhecido como parte do cinema brasileiro. A história se passa no Brasil, é baseada no romance do escritor argentino radicado no país Manuel Puig, e foi realizada por um cineasta que construiu sua obra e identidade artística no Brasil.

Essa compreensão não é apenas simbólica. O Beijo da Mulher-Aranha integra a lista dos "100 Melhores Filmes Brasileiros da História", organizada pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Confira a seguir as quatro indicações do filme no Oscar de 1986:

  • Melhor Filme

  • Melhor Direção - Héctor Babenco

  • Melhor Ator - William Hurt

  • Melhor Roteiro Adaptado - Leonard Schrader

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade