'Mein Bester Feind' mostra amizade e traição na Segunda Guerra
- Julia Dócolas
- Direto de Berlim
Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais próximos ainda. Provavelmente baseado nessa afirmação, o filme Mein Bester Feind ("Meu Melhor Inimigo", tradução livre) questiona o público: até que ponto admiração pode se transformar em inveja em relação a amigo próximos? O longa, selecionado na mostra principal, mostra um perspectiva sobre a tênue linha entre admiração e inveja com a Segunda Guerra de pano de fundo.
O filme conta a história de Victor Kaufmann, judeu, filho de um dono de uma galeria de artes e de Rudi, filho da empregada da família. Os dois foram criados como irmãos, até Rudi aproveitar o crescimento da onda nazista para mostrar seu lado negro e superar seu complexo de inferioridade.
O austríaco Georg Friedrich está na pele do amigo invejoso. Curiosamente, o judeu traído é Victor Kaufmann, interpretado por Moritz Bleibtreu, ausente na coletiva da tarde desta quarta-feira (16). Ano passado, o ator esteve na Berlinale com o filme Jew Süss, em que era o maquiavélico Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler.
Essa troca de papéis ocorre com frequência no filme, em que os dois, numa espécie de jogo, revezam identidade e uniforme. Ambos se passam por oficiais nazistas e prisioneiros dos campos de concentração ¿ numa competição acirrada em que o prêmio é sobreviver e superar o ora amigo, ora inimigo.
O diretor austríaco Wolfgang Murnberger explicou o desafio de criar uma trama bem particular dentro de um denso contexto histórico. "Desde o começo tivemos que ter cuidado. O filme não é pra ser algo documental e a história é fictícia. A vantagem de fazer ficção com pano de fundo na Segunda Guerra se dá pela possibilidade dos judeus não precisarem terminar em um campo de concentração".
O equilíbrio entre realidade e ficção faz com que o tom do longa se torne um tanto ambivalente. Apesar do realismo da barbárie nazista, há momentos de humor no filme, porém o público hesitou, a princípio, em rir. Os altos e baixos do jogo entre o vilão nazista e o mocinho judeu torna-se quase uma brincadeira infantil, deixando - apropriadamente - os oficiais do alto escalão nazista no papel de palhaços.
Mein Bester Feind estreia nesta quarta à noite às 22h30min (19h30min no horário de Brasília) no Berlinale Palast.