Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Medalha de ouro nas telas! 5 filmes incríveis no mundo dos esportes olímpicos

Confira filmes que são campeões olímpicos nas telas!

2 ago 2024 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

A cada quatro anos, ele retorna para tomar conta de um país inteiro. Não importa o quão desconexo você esteja do mundo dos esportes durante o resto do tempo, o famoso "espírito olímpico" toma conta sem pedir licença. Afinal, quer coisa mais divertida do que acordar às 6h em um dia de folga para assistir a uma competição de canoagem, mesmo sem fazer a mínima ideia de quais são as regras e quem são os favoritos? O importante mesmo é torcer para o Brasil.

Mas durante os meses e anos em que as Olimpíadas, seja de verão ou de inverno, não acontecem, elas são fontes de inspiração não apenas para milhares de atletas amadores como também para o audiovisual, que se deleita com tramas de superação e garra. Por isso, separamos cinco filmes que são medalha de ouro no universo dos esportes olímpicos.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2014)

Foxcatcher
Foxcatcher
Foto:

Quando lançado, o filme sobre o campeão olímpico de luta greco-romana Mark Schultz (Channing Tatum) acabou se tornando alvo de piadas pelo subtítulo brasileiro, visto que não se trata exatamente de uma história conhecida o bastante para ter chocado o mundo. Ainda assim, é uma narrativa impressionante. 

A história mostra o que acontece quando o milionário John du Pont (Steve Carell, em uma caracterização impressionante) convida Schultz para morar em sua mansão e ajudar a formar uma equipe para as Olimpíadas de 1988. O lutador vê a oportunidade como uma maneira de sair da sombra de seu irmão mais velho, David(Mark Ruffalo), considerado uma lenda no esporte, e aceita a proposta também atraído pelo salário e condições de vida melhores. Mark e John se tornam amigos, mas a difícil personalidade do milionário faz com que Mark acabe indo em direção a uma tragédia. Indicado a 5 Oscars, venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes em 2014, para Bennett Miller. Disponível no Prime Video com o Sony One. 

Eu, Tonya (2017)

Eu, Tonya
Eu, Tonya
Foto:

Uma performance arrebatadora de Margot Robbie interpretando a patinadora do gelo Tonya Harding, misturando drama, comédia e pitadas documentais. Indicado a três Oscars, com uma vitória para Allison Janney na categoria de melhor atriz coadjuvante, o filme conta a história da patinadora artística norte-americana que conseguiu superar a infância difícil e se colocar como campeã no Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial de patinação. 

Em 1994, sua vida mudou drasticamente quando seu marido, Jeff Gilloly (Sebastian Stan), e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes, Nancy Kerrigan (Cailtin Carver), quebrando a perna dela durante um treino às vésperas do campeonato nacional de patinação em Detroit, em preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno daquele ano. A participação de Tonya no plano foi o que a tornou mundialmente conhecida -- embora pelos motivos errados. Disponível na Netflix. 

4x100 - Correndo por um Sonho (2021)

4x100 - Correndo por um Sonho
4x100 - Correndo por um Sonho
Foto:

Brasileiro dirigido por Tomás Portella e estrelado por Cintia Rosa, Thalita Carauta, Priscila Steinman e Fernanda de Freitas, o filme se inicia em 2016, nas Olimpíadas do Rio, quando uma derrota na final olímpica do revezamento 4x1000 muda para sempre as vidas das atletas brasileiras. Três anos depois, a responsável pela eliminação segue brilhando no atletismo e na mídia, enquanto outra atleta, que trabalhou duro na competição, vive frustrada de pequenas lutas de MMA. Em 2021, elas têm uma nova chance de reescrever essa história nas Olimpíadas de Tóquio. Disponível no Telecine.

Prova de Fogo (1998)

Prova de Fogo
Prova de Fogo
Foto:

Mais um drama inspirado em uma história real, trata-se de uma biografia com toques ficcionais do corredor Steve Prefontaine (Billy Crudup), atleta olímpico ambicioso e competitivo que, desde a juventude em Oregon,  trabalhou com o treinador Billy Bowerman (Donald Sutherland). O longa narra o início de sua carreira e vai até as Olimpíadas de Munique, em 1972, culminando em sua trágica morte em um acidente aos 24 anos. 

Carruagens de Fogo (1981)

Carruagens de Fogo
Carruagens de Fogo
Foto:

Considerado um dos grandes dramas contemporâneos do cinema, o filme mostra a preparação da equipe olímpica de atletismo do Reino Unido para as Olimpíadas de 1924, em Paris. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross), dois atletas que seguem caminhos amplamente diferentes, pretendem disputar. Um minissionário escocês devoto a Deus e outro filho de um judeu que enriqueceu recentemente, eles competem nas eliminatórias, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo e ele se recusa a competir, por ser um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas. Disponível no Disney+.

Séries que estreiam em agosto no streaming Séries que estreiam em agosto no streaming

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade