'London River' é recebido sem entusiasmo
London River, uma co-produção franco-inglesa e dirigida pelo realizador de origem argelina Rachid Bouchareb, pode lembrar a muitos o tom com que Mike Leigh filmou seu Segredos e Mentiras, e apresentou ao mundo o talento da atriz Brenda Blethyn. Há até mesmo uma cena que parece homenagear o filme de Leigh, quando o personagem de Brenda vai conhecer a filha já adulta pela primeira vez na porta de uma estação de metrô. O contexto agora é outro do que uma tragicomédia familiar.
» Michelle Pfeiffer diz que envelhecer não incomoda
» Sessão de fotos de 'London River' é 1ª atração
» Manoel de Oliveira leva Eça de Queirós renovado
Blethyn interpreta a mãe que sai do vilarejo onde vive para procurar a filha em Londres. É o dia do ataque terrorista ao ônibus que marcou o ano de 2005. Preocupada, a mãe não consegue achar a filha pelo telefone. Na capital, distribui panfletos, visita hospitais e acaba por esbarrar no africano muçulmano (Sotigui Kouyaté, ator do Mali, ótimo) que faz o mesmo em relação ao seu filho. Uma coincidência os aproxima, não sem antes a mãe provar de sua intolerância em relação ao pai do jovem.
A fita, um tanto clichê em relação a temas delicados como respeito e tolerância à religiões e costumes, foi recebida sem muito entusiasmo e talvez se destaque na premiação de melhor ator, que seria merecida.