"Ida" ganha Oscar de melhor filme estrangeiro
O polonês "Ida", de Pawel Pawlikowski, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro neste domingo, na 87ª edição do prêmio.
O filme de Pawlikowski também concorre ao Oscar de melhor fotografia, para Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski.
"Ida" disputava o prêmio com o argentino "Relatos Selvagens"; "Leviatã", da Rússia; "Tangerines", da Estônia; e "Timbuktu", da Mauritânia.
"Como cheguei até aqui, ao epicentro do barulho com um filme em branco e preto, tão cheio de silêncios?", refletiu Pawlikowski ao receber a estatueta.
Rodado em um precioso e expressivo branco e preto com enquadramentos pouco ortodoxos, "Ida" liderava todas as apostas para o Oscar após ganhar o Bafta, britânico; o Goya, espanhol, e os Prêmios de Cinema Europeus, onde venceu nas categorias melhor filme, diretor, roteiro - para Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz, fotografia e o prêmio do público.
O filme narra a história de uma noviça que, antes de assumir o hábito, sai do convento para descobrir o passado de sua família com sua tia em uma fria Polônia comunista da década de 60 onde ainda estão abertas as feridas causadas pela invasão nazista na Segunda Guerra Mundial.